Shissô (Perilla frutescens var. japonica) é uma erva aromática originada da Ásia, preferida pelos japoneses; conhecida também como Perila.
Chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses e aos poucos vem conquistando seu espaço entre os brasileiros; principalmente em São Paulo e Bahia.
Conheça o Shissô
A erva prefere clima moderadamente quente, com luz direta, atinge entre 40 cm a 1 metro de altura; exigente em relação ao solo, que deve ser fértil, úmido, bem drenado e sua propagação acontece pelas sementes. Pode ser cultivada em vasos, canteiros, hortas e jardins.
É uma erva muito aromática, que remete ao hortelã e erva-doce, de sabor refrescante; usada como tempero em saladas, sopas, com arroz, sucos e em vários acompanhamentos de variadas receitas culinárias.
No Japão é utilizada na conserva de umeboshi, que é uma ameixa muito consumida entre os japoneses por causa de seus variados benefícios para a saúde.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades do Shissô
O shissô apresenta várias propriedades terapêuticas tais como depurativa, digestiva, estimulante, febrífuga, antialérgica e anti-inflamatória; além de ser rica em ferro, potássio, cálcio e ômega 3; que está presente em suas sementes.
A erva é indicada para alívio de males estomacais, desintoxicação, para facilitar a digestão, para melhora de estados alérgicos, rinites, urticárias e para alívio de processos inflamatórios.
As duas formas botânicas mais comuns da erva são o shissô verde e shissô vermelho ou roxo, cultivadas principalmente em Mogi das Cruzes, SP; mas que vêm conquistando outras regiões brasileiras e sendo conhecidas por suas variadas propriedades utilizadas na medicina popular e na culinária.
O shissô na cor verde é mais rara; a cor vermelha é mais comum. Elas servem para várias finalidades tais como para enrolar o sushi em substituição à alga e, desidratada, como corante natural alimentar e no preparo de bebidas refrescantes.
Utilização na Medicina Popular
Suas folhas e sementes são usadas para preparação de chás; quando secas e moídas são utilizadas como tempero para diversos pratos e suas folhas podem ser ingeridas como remédio, principalmente para o estômago.
Onde encontrar o Shissô?
Facilmente encontrada em mercados municipais, feiras livres e em casas que vendem produtos naturais, sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp