Cana de Macaco (Costus spicatus) é uma planta de origem brasileira, encontrada facilmente na região amazônica e na Mata Atlântica; conhecida popularmente por canarana, cana-roxa, cana do brejo, flor-da-paixão, jacuacanga, paco-catinga, paco-caatinga, periná, pobre-velho (Manaus) e ubacaia.
Cultivo
É uma planta perene, cespitosa, que pode alcançar entre 1,0 a 2,0 metros de altura. As folhas são dispostas em espiral, ao redor do caule; produz brácteas brilhantes em forma de cone vermelho, com flores laranja e amarelas, que surgem uma de cada vez, na primavera e no verão; além de atrair insetos e pássaros.
Ela prefere clima tropical, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Tolera clima mais frio e luz solar em parte do dia; além de ser resistente às pragas. Propaga-se pela divisão dos bulbos, estaca do caule, ou
divisão da moita.
Propriedades Terapêuticas
Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como adstringente, antimicrobiana, antitumoral, anti-inflamatória, depurativa, antitussígena, diurética, emoliente, sudorífera e tônica.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Os rizomas, folhas cascas e hastes são amplamente utilizados na medicina popular, para alívio de diversos males, cuja tradição passa de geração em geração.
Na medicina popular, é utilizada para alívio de diarreia, controle da pressão arterial, reumatismo, hemorragias e problemas renais; além de empregada para melhora da malária e da tosse.
O suco do caule fresco diluído é eficaz no tratamento de gonorreia, sífilis, nefrite, picada de insetos, problemas de bexiga, cálculos renais e no controle da diabetes.
Ela possui finalidades ornamentais, pois é cultivada também para compor maciços, enfeitar cercas e dar um belo visual a gramados e jardins de todo país.
Onde encontrar?
Ela é facilmente encontrada em jardins e quintais; além de comercializada em sites, que vendem sementes e mudas de plantas ornamentais ou medicinais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp