Açafrão desde os tempos mais antigos promovendo o bem-estar

2.5 (49.09%) 22 vote[s]

Açafrão (Crocus sativus) é uma planta de origem asiática, conhecida desde os tempos mais remotos por seus benefícios à saude; e por ser uma das especiarias mais caras dos mundos; porque para a produção de um quilo do condimento são necessárias 150.000 flores.

Conheça o Açafrão

Planta de ciclo perene, que floresce durante o outono, é bem resistente em relação à temperatura e pode tolerar até geadas. Pouco exigente em relação ao solo, mas cresce mais viçoso em solos ricos em nutrientes, e com rega constante sem encharcamento, pois não tolera umidade em excesso.

Produz belas flores roxas e seus estiletes vermelhos, que são usados como especiaria para diversas finalidades. A planta propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades do Açafrão

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como afrodisíaca, antidepressiva, estimulante, laxante, digestiva, sedativa e anticancerígena. Possui vitaminas, A, B e C, sais minerais e antioxidantes.

Seu compostos químicos são Safranal (principal composto do óleo essencial), crocetina (diterpeno) e picrocrocina (glicosídeo).

Utilização do Açafrão

Ele é usado na preparação de variadas receitas culinárias tais como bobós, rizotos, carnes, ensopados, purês, saladas e sucos. Por seu alto custo é pouco utilizado na culinária brasileira.

Na medicina popular é utilizado para evitar casos de depressão, para melhora da digestão, flatulência, nervosismo, insônia; além de ajudar no combate a obesidade, uma vez que seu uso regular promove a saciedade e evita a compulsão por alimentos. Por conter altos níveis de antioxidantes ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Na indústria cosmética é empregado na fabricação de óleos para massagens, perfumes e produtos para a pele.

Onde encontrar o Açafrão?

Ele é encontrado em grandes plantações para finalidades comerciais, em casas que vendem produtos naturais, em empórios e grandes mercados municipais. Ele é comumente confundido com a cúrcuma, mas não há semelhança entre as duas especiarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Açafrão (Foto: //www.petitgastro.com.br/acafrao-a-especiaria-que-ja-foi-mais-cara-que-o-ouro/)

Açafrão (Foto: //pt.aliexpress.com/w/wholesale-crocus-sativus.html)

Be the first to comment on "Açafrão desde os tempos mais antigos promovendo o bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.