Moedor de Café desde a antiguidade ajudando na elaboração da bebida

Moedor de Café é um artefato criado para moagem dos grãos; que ganharam popularidade em todo o planeta e que conquistaram diversos amantes dessa bebida, seja quente ou gelada.

Conheça o Moedor de Café

O utensílio já passou por várias transformações desde sua criação por volta do ano de 1200; pelos árabes, que foram os primeiros a moerem os grãos de café para usá-los como bebida.

No princípio eles usavam peças de pedra para moagem dos grãos. Os romanos e os gregos inovaram, pois aproveitaram o design dos moinhos de trigo para a moagem do café. Eles colocaram uma peça em formato de ampulheta que era encaixada em outra parecida com um cone. Ao girá-las quebravam os grãos.

Os turcos e os persas contribuíram para a evolução do moedor e acrescentaram um cabo; que fazia a duas peças girarem; além de colocar um local para armazenar o grão moído.

Por volta de 1898 que o primeiro moedor elétrico foi fabricado pela empresa Hobart Manufacturing. Ao longo dos anos foi aprimorado até chegar aos equipamentos usados em cafeterias modernas. Mas os moedores estão sempre em modernização e a cada ano cria-se um mais moderno que o outro.

 

Onde encontrar o Moedor de Café?

Apesar de passar por várias transformações, o moedor esteve presente em várias fases da história e na cozinha de vários povos com diferentes raças, poder aquisitivo e crenças.

O utensílio manual atualmente quase não é usado, mas ainda há casas de roças que não dispensam o equipamento e consomem o café produzido em suas lavouras, que é torrado e moído na hora de ser usado e coado em mancebos.

Mas o moedor de café é mais comumente encontrado em museus rurais ou locais que têm o turismo rural como atração e despertam a curiosidade de crianças e jovens.

Era muito comum no século XX, as crianças antes de irem para a escola, à pé, fazerem a moagem dos grãos de café para a preparação da bebida, adoçada com rapadura ou melado, preferida pelos brasileiros e imigrantes, que formaram essa bela nação.

Moedor de Café

Moedor de Café

Be the first to comment on "Moedor de Café desde a antiguidade ajudando na elaboração da bebida"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.