Pata-de-vaca, planta muito conhecida para fins ornamentais e medicinais

Rate this post

A pata-de-vaca (Bauhinia forficata), também conhecida como mão-de-vaca ou unha-de-boi, é uma planta nativa da Mata Atlântica, muito encontrada no Brasil. Distribuída principalmente nos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste; essa bela planta de porte arbóreo é utilizada não somente para fins ornamentais, mas também por suas propriedades terapêuticas diversas.

Pata-de-vaca (foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Bauhinia_forficata)

Descrição da espécie

Essa árvore, que pode chegar a um comprimento de até 8 metros de altura, é uma representante da família botânica Fabaceae, anteriormente denominada de Leguminosae; na qual se encontram outras espécies conhecidas como o feijão, ou pau-brasil e o amendoim. Apresenta raiz do tipo axial, ou pivotante, e um tronco bastante tortuoso, com ramos um pouco frágeis.

Suas folhas são bem características, e são o principal motivo pelo qual a planta recebe o nome popular de pata-de-vaca; uma vez que apresenta um tamanho médio de 10 centímetros, e uma divisão típica em dois lobos, lembrando bastante o formato de uma pata de um bovino. Além disso, vale lembrar que na região axilar, onde a folha se insere no caule, é comum a existência de acúleos duplos; estruturas espinhosas que podem acabar causando acidentes.

No entanto, um outro motivo pela qual essa planta chama a atenção consiste no fato de suas flores serem bem peculiares. Elas são dispostas em inflorescências do tipo cacho, e possuem coloração esbranquiçada. Além disso, suas pétalas são muito alongadas, chegando a 9 centímetros de comprimento. Ah, e como o nome da família indica, o fruto é seco, do tipo legume, com 2 aberturas longitudinais por onde irá se abrir e expor as sementes.

Gênero Bauhinia  (foto: http://www.arvoregenerosa.org.br/intro/)

Utilização da Pata-de-vaca

Assim como grande parte das plantas medicinais, seus usos foram descobertos através do conhecimento popular. Desse modo, sabe-se que a pata-de-vaca é de grande valia para o tratamento de diversas enfermidades, como cálculos renais, hipertensão, anemia, doenças cardiovasculares, dentre outras.

Isso se deve ao fato de que essa espécie apresenta diversas propriedades, tais como analgésica, diurética, vermífuga e antioxidante, por exemplo. Contudo, há estudos que indicam também a eficácia dessa planta na redução da glicemia, de modo que vem sendo pesquisado seu possível uso para tratamento de diabetes. Vale ressaltar que, normalmente, sua utilização é feita através de chás, tinturas ou extratos, e que há efeitos colaterais e contraindicações associados à utilização dessa leguminosa.

Pata-de-vaca (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhinia)

Be the first to comment on "Pata-de-vaca, planta muito conhecida para fins ornamentais e medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.