A pata-de-vaca (Bauhinia forficata), também conhecida como mão-de-vaca ou unha-de-boi, é uma planta nativa da Mata Atlântica, muito encontrada no Brasil. Distribuída principalmente nos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste; essa bela planta de porte arbóreo é utilizada não somente para fins ornamentais, mas também por suas propriedades terapêuticas diversas.
Descrição da espécie
Essa árvore, que pode chegar a um comprimento de até 8 metros de altura, é uma representante da família botânica Fabaceae, anteriormente denominada de Leguminosae; na qual se encontram outras espécies conhecidas como o feijão, ou pau-brasil e o amendoim. Apresenta raiz do tipo axial, ou pivotante, e um tronco bastante tortuoso, com ramos um pouco frágeis.
Suas folhas são bem características, e são o principal motivo pelo qual a planta recebe o nome popular de pata-de-vaca; uma vez que apresenta um tamanho médio de 10 centímetros, e uma divisão típica em dois lobos, lembrando bastante o formato de uma pata de um bovino. Além disso, vale lembrar que na região axilar, onde a folha se insere no caule, é comum a existência de acúleos duplos; estruturas espinhosas que podem acabar causando acidentes.
No entanto, um outro motivo pela qual essa planta chama a atenção consiste no fato de suas flores serem bem peculiares. Elas são dispostas em inflorescências do tipo cacho, e possuem coloração esbranquiçada. Além disso, suas pétalas são muito alongadas, chegando a 9 centímetros de comprimento. Ah, e como o nome da família indica, o fruto é seco, do tipo legume, com 2 aberturas longitudinais por onde irá se abrir e expor as sementes.
Utilização da Pata-de-vaca
Assim como grande parte das plantas medicinais, seus usos foram descobertos através do conhecimento popular. Desse modo, sabe-se que a pata-de-vaca é de grande valia para o tratamento de diversas enfermidades, como cálculos renais, hipertensão, anemia, doenças cardiovasculares, dentre outras.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Isso se deve ao fato de que essa espécie apresenta diversas propriedades, tais como analgésica, diurética, vermífuga e antioxidante, por exemplo. Contudo, há estudos que indicam também a eficácia dessa planta na redução da glicemia, de modo que vem sendo pesquisado seu possível uso para tratamento de diabetes. Vale ressaltar que, normalmente, sua utilização é feita através de chás, tinturas ou extratos, e que há efeitos colaterais e contraindicações associados à utilização dessa leguminosa.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp