Rabanete (Raphanus sativus) é de origem asiática, sendo cultivado desde a antiguidade; conhecido por vários nomes tais como Rabanete Silvestre, Nabiça Roxa e Nabiça Forrageira.
Cultivo
A hortaliça caracteriza-se por ser de pequeno porte, com ciclo de vida anual e pode atingir até quinze centímetros. Ela se adapta em variados tipos de solos e possui crescimento rápido; além de fácil cultivo e pouco exigente em relação à temperatura, mas tem preferência por clima mais ameno.
Suas folhas são verde e possuem forma de roseta. Suas flores variam em tonalidades branca, rosa e roxa e possuem quatro pétalas, sendo preferidas pelos insetos.
Os frutos são do tipo síliqua, que são espécies de frutos secos e deiscentes, constituídos por 02 (dois) carpelos. Eles apresentam sementes, de coloração marrom, que podem manter o poder de germinar por um período de até dez anos.
A raiz é tuberosa, com formato arredondado e alongado, cuja casca é de cor avermelhada e polpa branca, cujo sabor é picante e ao mesmo tempo adocicado, mas suas características podem variar de acordo com a espécie. Propaga-se pelas sementes.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades
Ele é rico em minerais tais como o enxofre, potássio e fósforo, vitaminas C, B1 e B2, ácidos orgânicos e óleos glicosídeos. As folhas do Rabanete se caracterizam por serem excelentes fonte de vitamina C. Possui propriedades saciante, antioxidante, digestiva, calmante, laxante, diurética, digestiva e expectorante.
Serve para quê
Ele é amplamente usado na alimentação, in natura ou cozido, em saladas, risotos e em variadas preparações culinárias, nos mais diferentes continentes.
Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na dieta para redução do peso corporal; além de ajudar no bom funcionamento intestinal.
Na medicina popular, ele é usado na forma ralada, colocado em forma de cataplasma, para o alívio de dores ciáticas.
Onde encontrar?
Ele é facilmente encontrado em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp