Benefícios e propriedades nutricionais do Repolho para a saúde

Repolho (Brassica oleracea var. capitata L) de origem incerta, mas é conhecido em quase todos os continentes do planeta, e cultivado desde a antiguidade. A planta é da mesma família da couve, couve de bruxelas e couve ornamental.

Descrição

Repolho

Repolho (foto https://www.sitiodamata.com.br/)

É uma herbácea, folhosa, que possui variada aplicabilidade, não somente por apresentar um alto valor nutritivo, alta concentração de cálcio, proteínas e ácido ascórbico, mas também pelo seu caráter social, pois se trata de uma planta cultivada, essencialmente, por pequenos agricultores.

Ela floresce de maio a agosto, e as sementes amadurecem de julho a setembro. As diversas flores amarelas são hermafroditas (têm ambos os sexos masculino e órgãos femininos) e polinizadas por abelhas.

Propriedades nutricionais

Ele é rico em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas A, B e C. Possui propriedades cicatrizante, digestiva e antioxidante. O consumo regular ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Serve para quê?

O repolho é  muito popular na culinária, seja na forma cozida ou crua, em diversas receitas tais como saladas e acompanhamentos de variados pratos. Na antiguidade, era usado para a conservação de alimentos frescos.

As folhas cruas e novas são fermentadas e transformadas em chucrute, considerado um alimento saudável e bom para o sistema digestivo.

Na antiguidade, a planta era usada na forma de cataplasma para tratar feridas. Na medicina popular, era usada frequentemente em processos de cicatrização de abscessos, dores de cabeça de causas desconhecidas, dores reumáticas, tumores, prevenção de tuberculose, desnutrição, anemia, enfermidades do estômago, úlceras internas, hemorroidas, alcoolismo, gota e reumatismo.

Repolho

Repolho (foto http://www.plantsoftheworldonline.org/)

Onde encontrar?

Facilmente encontrado em feiras livres e mercados; além de comercializado em sites, que vendem sementes e mudas de plantas. Como é de fácil cultivo, pode ser cultivado em pequenas hortas domésticas, desde que esteja em solo fértil e com rega constante sem encharcamento.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios e propriedades nutricionais do Repolho para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.