Origem e utilização da Grevília em projetos de paisagismo

Grevília (Grevillea banksii) é uma planta de origem australiana, sendo conhecida por vários nomes tais como grevílea-anã, grevílea-de-jardim, grevílea-escarlate, grevílea-vermelha e grevília.

Ela está incluída em mais de 300 espécies e mais de 1.000 cultivares, sendo cultivada em diversas regiões do planeta.

Grevília

Grevília (foto https://www.floresefolhagens.com.br/grevilea-grevillea-banksii/)

Descrição

A planta cresce em forma de arbusto ou arvoreta e pode alcançar de 4 a 6 metros de altura. Possui aspecto exótico e florescimento amplamente usado na ornamentação de espaços.

Apresenta folhas recortadas e afiladas, cuja coloração é verde-acinzentada na superfície e esbranquiçadas no verso.

As inflorescências são compostas de muitas flores vermelhas, sem pétalas. Há variedades que apresentam flores brancas. Ela floresce quase o ano todo e atrai abelhas e muitos beija-flores.

Seu cultivo deve ser em solo fértil, previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos, com luz solar direta. Não tolera geadas. Multiplica-se por sementes, estacas ou por meio da enxertia. A maioria das variedades é de fácil manutenção e fácil para o cultivo.

Serve para quê?

Grevília

Grevília (foto http://ciprest.blogspot.com/2019/08/grevilea-ana-vermelha-grevillea-banksii.html)

Ela é amplamente usada no paisagismo, em jardins como planta isolada, em conjunto formando maciços, renques e cercas vivas; além de enfeitar praças públicas, por seu pequeno porte e baixa manutenção;  e para a arborização de ruas e em calçadas estreitas.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em variados habitats, geralmente em bosques ou florestas abertas; em locais mais planos em solos arenosos; mas às vezes em terrenos áridos ou em encostas rochosas. A planta é comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

Be the first to comment on "Origem e utilização da Grevília em projetos de paisagismo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.