Dendê desde a antiguidade utilizado em diversas finalidades

Avalie esta postagem

Dendê é o fruto de uma palmeira africana, chamada de dendezeiro (Elaeais guineensis Jaquim), que veio para o Brasil, com os escravos africanos, à época de sua colonização. A palmeira é conhecida ainda como palma-de-guiné, demdem (Angola), palmeira dendem e coqueiro-de-dendê.

Ela é encontrada em quase todas as regiões brasileiras; mas a norte e nordeste são responsáveis pela maior colheita e beneficiamento de seu fruto; cujo óleo é conhecido e utilizado desde a antiguidade por diversos povos.

Cultivo do Dendezeiro

É uma planta de grande porte, que pode alcançar até 15 metros de altura, que prefere alto índice pluviométrico, temperatura tropical, luz solar direta e solos com bons nutrientes e mais para aspecto argiloso.

Possui ciclo de vida de até 25 anos, mas por volta dos 8 anos inicia a frutificação. Produz flores masculinas e femininas na mesma árvore e seu fruto tem forma arredondada e cor amarelada. Propaga-se pelas mudas, que são produzidas em viveiro para plantação em local definitivo.

Importância do Dendezeiro

É uma árvore que possui diversas formas de utilização desde suas folhas, cachos, frutos e madeira. Ela gera renda para milhares de famílias, que vivem da extração de seus frutos para preparação do azeite, que é tão conhecido pelos baianos e em diversas regiões do planeta.

Seu fruto dá origem ao azeite de dendê amplamente comercializado para fins culinários tais como em receitas de acarajé, caruru, vatapá, bolos, tortas, biscoitos; além de empregado para a produção de biodiesel e produtos cosméticos, margarina, chocolate, sabão, graxa, lubrificantes e remédios.

O azeite de dendê é muito popular entre os baianos, que têm adoração pelo sabor e coloração da iguaria, que está presente em quase todas as receitas.

As fibras extraídas do fruto são utilizadas para abastecimento fornos e fogões; além de empregado para criação de diversos artesanatos.

Sua madeira é empregada para construção de casas e suas folhas como substituição às telhas, em locais mais rústicos.

Dendezeiro ( foto fonte https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689483743-dend-elaeais-guineensis-jaquim-dendezeiro-da-bahia-_JM)

Dendezeiro ( foto fonte https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689483743-dend-elaeais-guineensis-jaquim-dendezeiro-da-bahia-_JM)

Dendê ( foto fonte http://suamidosun.blogspot.com.br/2012/02/dendezeiro.html)

Dendê ( foto fonte http://suamidosun.blogspot.com.br/2012/02/dendezeiro.html)

Be the first to comment on "Dendê desde a antiguidade utilizado em diversas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*