Forno a lenha desde os tempos mais remotos cozinhando alimentos

5 (100%) 1 vote

Forno a lenha, artefato muito útil e utilizado desde os tempos mais remotos para cozimento dos alimentos; após o domínio do fogo pelo homem.

Por volta de 181 a.C os povos deixaram de ser nômades e começaram a cozinhar seus alimentos; em buracos feitos na pedra e posteriormente no precursor do fogão a lenha que conhecemos hoje.

Conheça o forno a lenha

Acredita-se que ele foi inventado pelos egípcios; em forma cônica para assar as diversas iguarias e carnes que alimentavam as famílias.

O forno a lenha era construído de argila retirada do fundo dos rios ou minas d’água, que objetivam isolar lateralmente o fogo para que ele não apagasse. Ele tinha uma forma cônica e uma boca pequena para garantir a temperatura no interior dele com o intuito de cozinhar a comida.

O alimento era colocado sobre a lenha que era queimada e cozinhava o alimento. Com o tempo foram inventadas formas de suspender o alimento para não ter contato diretamente com o fogo e com a cinza da lenha.

Evolução do forno a lenha

O forno a lenha ganhou divisórias; compartimentos ou através de espaços internos maiores, deixava o alimento mais distantes das brasas. Com galhos e utensílios que foram criados posteriormente, os cozinheiros retiravam o alimento do interior do compartimento, que ganhou uma porta para ajudar na manutenção do calor e proteger o cozinheiro.

O tamanho do forno variava de acordo com o tamanho das famílias e das inúmeras preparações culinárias; pois com o tempo o homem foi descobrindo outros alimentos que ao se misturarem formavam iguarias muito saborosas.

Com a modernidade os fornos passaram por transformações e são movidos a gás; eletricidade ou micro-ondas, mas o forno a lenha nunca perdeu seu espaço.

Onde encontrar o forno a lenha?

Ele ainda é encontrado em pizzarias, restaurantes e locais que têm o turismo rural como atrativo e atrai milhares de visitantes para apreciar a tradição de seus antepassados.

Há festas típicas em várias regiões brasileiras tais como Pomerode, Nova Petrópolis e Venda Nova do Imigrante;  que têm o forno a lenha como estrela principal; ou ainda servem de ornamentação para locais rústicos e chamam atenção pelo tamanho e engenhosidade.

Forno a Lenha

Forno a lenha (foto fonte http://anapress.org/site/2016/03/03/forno-a-lenha-realidade-ou-ilusao/)

Be the first to comment on "Forno a lenha desde os tempos mais remotos cozinhando alimentos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.