Conheça a origem do Vatapá e sua mistura de sabores

Rate this post

O vatapá é uma receita de origem africana, que chegou ao Brasil em meados do século XVI; e seu nome se origina do termo iorubá vata’pa; além de conhecido também pelo nome de ehba-tápa.

Há quem acredite que sua origem é nigeriana, pois a versão africana ainda é a mais aceitável, entre chefs e historiadores, que reforçam que a iguaria é uma influência dos africanos, trazida pelos escravos, que vinham amontoados, em navios negreiros.

Vatapá

Vatapá (foto https://tribunadoceara.com.br/)

No Brasil, houve o acréscimo de ingredientes encontrados na nova terra; além da necessidade de suplementar sua dieta alimentar, por isso desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.

Atualmente, a receita é típica da cozinha nordestina, além de muito divulgada pelos baianos; tendo seu preparo com o acréscimo do azeite de dendê; o qual acrescentou originalidade ao preparo da iguaria.

O alimento é muito popularizado ainda nas cozinhas do Amazonas, Amapá e Pará, nas quais a receita sofre variações, como a ausência de amendoim e de outros ingredientes comuns na versão tradicional.

Ingredientes para o preparo do vatapá

A base da receita da iguaria é a espessa papa de arroz ou de farinha de mandioca, camarões e peixes, que são acrescentados ao preparo.

Vatapá

Vatapá (foto https://www.dicasdemulher.com.br/vatapa/)

O preparo da comida típica pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, gengibre, amendoim, castanha de caju, cebola, alho, tomate; além de leite de coco e pimenta malagueta.

A iguaria pode ser preparada ainda com camarões frescos inteiros, secos e moídos; peixe ou bacalhau; com acompanhamento de arroz; ou seja, cada região adapta o preparo, de acordo com os ingredientes mais comuns aos cozinheiros.

Com a riqueza da alimentação brasileira e a criatividade dos grandes chefs, a iguaria ganhará inúmeras formas de preparo e mistura de sabores, que farão o alimento ser conhecido mundialmente.

Be the first to comment on "Conheça a origem do Vatapá e sua mistura de sabores"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.