O vatapá é uma receita de origem africana, que chegou ao Brasil em meados do século XVI; e seu nome se origina do termo iorubá vata’pa; além de conhecido também pelo nome de ehba-tápa.
Há quem acredite que sua origem é nigeriana, pois a versão africana ainda é a mais aceitável, entre chefs e historiadores, que reforçam que a iguaria é uma influência dos africanos, trazida pelos escravos, que vinham amontoados, em navios negreiros.

Vatapá (foto https://tribunadoceara.com.br/)
No Brasil, houve o acréscimo de ingredientes encontrados na nova terra; além da necessidade de suplementar sua dieta alimentar, por isso desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.
Atualmente, a receita é típica da cozinha nordestina, além de muito divulgada pelos baianos; tendo seu preparo com o acréscimo do azeite de dendê; o qual acrescentou originalidade ao preparo da iguaria.
O alimento é muito popularizado ainda nas cozinhas do Amazonas, Amapá e Pará, nas quais a receita sofre variações, como a ausência de amendoim e de outros ingredientes comuns na versão tradicional.
Ingredientes para o preparo do vatapá
A base da receita da iguaria é a espessa papa de arroz ou de farinha de mandioca, camarões e peixes, que são acrescentados ao preparo.

Vatapá (foto https://www.dicasdemulher.com.br/vatapa/)
O preparo da comida típica pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, gengibre, amendoim, castanha de caju, cebola, alho, tomate; além de leite de coco e pimenta malagueta.
A iguaria pode ser preparada ainda com camarões frescos inteiros, secos e moídos; peixe ou bacalhau; com acompanhamento de arroz; ou seja, cada região adapta o preparo, de acordo com os ingredientes mais comuns aos cozinheiros.
Com a riqueza da alimentação brasileira e a criatividade dos grandes chefs, a iguaria ganhará inúmeras formas de preparo e mistura de sabores, que farão o alimento ser conhecido mundialmente.
Be the first to comment on "Conheça a origem do Vatapá e sua mistura de sabores"