Benefícios e malefícios do Aguapé para a vegetação

Aguapé (Eichhornia crassipes) é uma planta aquática originária da América, de fácil crescimento, sendo considerada como erva daninha; além de encontrada em diversas regiões do continente.

Descrição

A planta possui raízes pretas ou castanhas muito escuras, de caule curto e geralmente flutuante. As folhas aéreas crescem em tufos, com forma rômbica a suborbicular, de cor verde brilhante; com uma bainha larga que envolve o caule e pecíolo dilatado devido à presença de arênquima, que favorece a flutuação.

Aguapé (foto //invasoras.pt/en/gallery/eichhornia-crassipes-en/)

inflorescência é em forma de espiga, que pode conter oito a doze flores, em tons lilases ou violetas.O fruto possui forma de cápsula com várias sementes, que também são responsáveis por sua propagação. A planta cresce com mais rapidez no verão e na estação chuvosa.

Serve para quê?

A planta é utilizada em lagos e espelhos d’agua, favorecendo a vida aquática, principalmente os peixes; além de embelezar o espaço, mas ela necessita de constante monitoramento, pois possui crescimento muito rápido e pode atrapalhar a fecundação dos seres vivos.

Há estudos científicos que se referem ao uso do aguapé no tratamento de efluentes de fábricas de celulose e papel, curtume, têxtil e galvanoplastia, que apresentam bons resultados, pois a planta ajuda na remoção de nitrogênio e fósforo de efluentes industriais.

Aguapé (foto //sites.google.com/site/herbismundi/aquatic-phytoremediants/eichhornia-crassipes)

Malefícios

A planta por crescer rapidamente, pode dissolver oxigênio em água doce e aumentar o teor de dióxido de carbono, que reduz a fecundidade dos organismos vivos.

Pode ainda ocasionar entupimentos nos canos de lagoas. Nos rios pode atrapalhar o fluxo de navegação, pois sua folhagem densa poderá atrapalhar o funcionamento dos motores.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em lagos, rios e espelhos d’água e em alguns casos, torna-se um problema, pois pode tomar conta de toda a área do local; além de impedir a luz solar de penetrar, dificultando assim a proliferação de peixes.

Be the first to comment on "Benefícios e malefícios do Aguapé para a vegetação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.