Capim Gordura embeleza o campo e garante alimento para os animais

Capim Gordura (Melinis minutiflora) é uma gramínea rasteira originária da África, conhecida também como catingueiro e capim meloso, sendo ideal para pastagens de ovinos, equinos e bovinos. Conhecido também como capim melado, capim gorduroso e capim meloso.

Conheça o Capim gordura

Ele é pouco exigente em relação ao solo, tolera bem temperaturas mais altas, mas não resiste nem à seca nem inundações.

É uma gramínea de ciclo perene, que pode atingir até um metro de altura, recomendado para solos fracos. Produz belas flores em tons rosados e lilases, que chamam atenção pela beleza e rendem belas fotos. Propaga-se por sementes, cresce com facilidade e rapidez em terreno mais fértil e com chuvas frequentes.

Propriedades medicinais

O capim gordura possui variadas propriedades medicinais tais como insetífugas, diuréticas e antidisentéricas. Ele é usado nos rincões brasileiros, na medicina popular, para afugentar cobras, eliminar carrapatos e moscas. Ele é utilizado pelos sertanejos para alívio de dores reumáticas, em forma de chá ou banho nos locais doloridos.

Utilização do Capim Gordura

Ele é recomendado para solos fracos, mas não resiste bem às secas e nem a inundações. Prospera bem em solos pobres, mas adaptando-se melhor a solos férteis e bem drenados, sensível a geadas e não tolera fogo.

Ele  é utilizado para pastoreio e em certas condições para corte e feno com valor nutritivo relativamente alto. Devido ao rápido crescimento, apresenta grande cobertura de solo, sendo bastante palatável para os animais.

O capim é usado como forrageira dos campos, garantindo pastagem para os animais, que preferem o vegetal, pois ele é bem palatável.

É muito comum os fazendeiros ou donos de pequenos sítios monitorarem a chuva da flor do capim gordura; pois quando ele cobre os campos com suas belas flores rosadas e lilases, significa que a chuva está próxima, pois é a época das sementes caírem ao chão, no qual serão regadas pela chuva, garantindo a propagação da espécie.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Capim gordura

Capim gordura – inflorescência (Foto: Evandro Marques)

Capim gordura

Capim gordura (Fot: Evandro Marques)

1 Comment on "Capim Gordura embeleza o campo e garante alimento para os animais"

  1. Muito boas informações deste capim. Conhecia-o do Rio de Janeiro, mas encontrei-o também no Cerrado. Obrigado por publicar.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.