Origem e aplicação da Arenga na indústria e ornamentação

Arenga (Arenga pinnata) é originada da Malásia, conhecida por vários nomes populares tais como Palmeira-arenga, Palmeira-da-malásia, Palmeira-do-açúcar, Tuaqueira e Gomuti.

Descrição

A planta é uma palmeira monoica, que é largamente cultivada no sudeste asiático, por ser uma importante fonte de açúcar e fibras.

Arenga (foto http://www.blackoliveeastnursery.net/)

Ela apresenta estipe (tronco) alto e retilíneo, recoberto com espinhos e longas fibras negras, que são resquícios da queda as folhas. A espécie demora de 10 a 14 anos para a floração.

As folhas são pinadas, levemente curvadas e podem alcançar até 8,5 metros de comprimento. São brilhantes, de cor verde-escura na superfície e esbranquiçadas na página inferior.

Floresce em forma de longos cachos pendentes e subsequentes, com numerosas flores amarelas e pequenas, que atraem variados insetos. Os frutos são em formato de drupas subglobosas, marrons ou pretas quando maduras e possuem de 2 a 3 sementes cada.

As inflorescências geralmente iniciam no topo, e depois vão descendo ao longo do tronco, de acordo com o crescimento da planta, e pode chegar de dois a três metros de comprimento.

Ela possui crescimento moderado e curto período de vida. Propaga-se por meio das sementes e prefere locais com pouca luz, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Serve para quê?

De sua seiva é produzido um delicioso açúcar de coloração  amarronzada, além de propiciar a produção de vinho, licor e vinagre. As fibras são utilizadas no artesanato para criação de variadas peças, fabricação de cordas e ainda na construção de telhado natural.

Arenga (foto http://www.phytoimages.siu.edu/i)

Os frutos são adstringentes, e podem ser tóxicos, mas podem ser consumidos, após tratamentos específicos, na forma de compotas.

Na ornamentação ela destaca-se por sua beleza, com um interessante tronco fibroso, mas deve ser ser apreciada à distância, devido aos espinhos.

Ela é uma planta de efeito impactante, mesmo quando jovem, sendo ideal para grandes áreas e jardins tropicais, podendo ser usada isoladamente ou em grupos.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e por de fácil cultivo pode ser empregada em locais de áreas degradadas.

Be the first to comment on "Origem e aplicação da Arenga na indústria e ornamentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.