Coité planta rústica que possui várias finalidades

Coité (Crescentia Cujete) planta de origem americana, precisamente da América Central. Seu nome popular é de origem indígena, que significa vasilha ou panela. Ele é conhecido também como árvore-de-cuia, cabaceira, coité, cuité, e cuiteseira.

Conheça o Coité

É uma planta de médio porte, que alcança entre 4 e 6 metros de altura, com copa ampla e esparramada. Produz flores brancas e seus frutos possuem forma arredondada e às vezes ovalada. Adapta-se bem a clima tropical e locais chuvosos, mas é bem resistente a estiagem pouco prolongada. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades Terapêuticas do Coité

A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como antiespasmódica, antitetânica, purgativa, expectorante e emoliente. Ela pode ser tóxica para alguns animais, principalmente os suínos, por isso deverá ser usada com bastante cautela.

Utilização do Coité

A madeira da planta é utilizada na carpintaria, varais de carroça, marcenaria, carroçaria, selas e cabos de instrumentos variados. A madeira em contato com a umidade apodrece rapidamente.

Os frutos, após o amadurecimento total, possuem as cascas bem resistentes, que são cerradas ao meio e amplamente utilizadas como cuias ou vasilhas para lavagem do arroz, feijão e armazenamento de frutas. Tal costume de aproveitamento das cuias era muito comum nas casas de roças, devido à dificuldade de acesso a outros tipos de vasilhas.

Ele é empregado também em variadas criações de artesanato, nas quais são fabricadas bonecas, galinhas e todo tipo de artefato para ornamentação.

Na região de Porto de Galinhas, em Pernambuco, é muito comum encontrar variadas galinhas coloridas, preparadas com o coité maduro.

Onde encontrar o Coité?

Ele é encontrado em várias regiões brasileiras, desde a região norte ao sudeste, seja em grandes plantações ou em quintais e pomares das casas. As mudas podem ser compradas em sites que comercializam mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Coité

Coité

6 Comments on "Coité planta rústica que possui várias finalidades"

  1. GOSTAMOS MUITO DO TRABALHO! PARABÉNS, GOSTARÍAMOS DE SABER SE PODE SER PINTADO COM CARNAÚBA E SE COM A CARNAÚBA FICA MAIS FÁCIL DE LAVAR E SE PODE SER USADO PARA POR ALIMENTOS ´PRONTOS PARA AS REFEIÇOES,
    RESPEITOSAMENTE
    ESO-A _ IT DEVELOPER

  2. Tenho está planta fácil fazer mudas e a árvore produz rapido os frutos.

  3. Rogério Henrique | 12 de julho de 2019 at 02:04 | Responder

    Olá… como você faz pra produzir mudas dessa planta?

  4. Fui informado que a casca do Coité, seca e colocada em um litro de água, é bom para diabetes. Os Senhores podem me confirmar, com detalhes?
    Muito Obrigado;
    Henéas Scherrer

  5. O Coité e bom prós rins o chá e verdade

  6. Elias José honorio | 25 de novembro de 2019 at 11:50 | Responder

    É verdade que coite é bom pros rins como usar

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.