Alcaçuz e suas variadas propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote

Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) é uma planta de origem européia, conhecida popularmente como Glicirriza, Regaliz, Pau-doce ou Raiz-doce.

Cultivo

É uma planta usada para fins medicinais desde a antiguidade pelos egípcios e romanos para alívio de várias enfermidades, principalmente para os males do estômago e da respiração.

Propriedades do Alcaçuz

O alcaçuz possuiu variadas propriedades terapêuticas tais como antioxidante, diurética, laxante, antitussígeno, anti-ulceroso, anti-histamínico, regulador hormonal, expectorante e laxativo.

Benefícios

A planta é usada na medicina popular para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, alívio dos sintomas da menopausa, de doenças respiratórias, tosses, como digestivo, para inflamações na garganta, aftas, prisão de ventre, furúnculos e infecções respiratórias; além de controlar os níveis de colesterol e proteger a saúde do fígado. Usado ainda em dietas de perda de peso para a redução do peso corporal.

Utilização do Alcaçuz

A maneira mais comum de utilização do alcaçuz é em forma de chá, preparado com suas folhas ou com suas raízes e ingerido ao longo do dia. Suas raízes também são usadas de várias formas em banhos, assentos, decocção, tintura e extratos.

Onde encontrar?

Facilmente encontrado em feiras livres e mercados municipais, em casas que vendem produtos naturais e nos quintais das casas das roças. Disponibilizado seco, em pó, na forma de comprimidos, chá, extratos líquidos ou cápsulas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Chá de raízes de alcaçuz tem propriedades antioxidantes. (Foto: iStock, Getty Images)

Chá de raízes de alcaçuz tem propriedades antioxidantes. (Foto: iStock, Getty Images)

Alcaçuz (Fonte http://www.fotosantesedepois.com/alcacuz/)

Raiz Doce ( Foto Fonte www.fotosantesedepois.com/alcacuz)

2 Comments on "Alcaçuz e suas variadas propriedades terapêuticas"

  1. Alcaçuz pode tomar o cha quem tem pressão alta

    • Prezada Irene, a planta é muito benéfica para a saúde e em doses moderadas. Ajuda a controlar a pressão e funcionamento do metabolismo, mas o ideal é procurar um médico primeiro antes de iniciar a ingestão chá. Saudações.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.