Aplicações, benefícios e propriedades medicinais do Taioá

Taioá (trianosperma tayuya) é uma planta nativa do Brasil, muito popular entre os indígenas; além de usada na medicina popular, para alívio de vários males.

Ela é conhecida por vários nomes tais como tayuya, caiapó, cabeça-de-nego, purga-de-gentio, tajujá, guardião, anapinta, tomba, azougue-do-brasil, raíz-de-bugre, purga-de-gentio, tajujá, abrobinha-do-mato, anapinta e tomba.

Descrição

É uma trepadeira que possui raízes longas tuberosas e ramos sulcados longos e um pouco carnosos. Suas folhas são simples, ovaladas e possuem formato, que remetem às folhas de abóbora ou melancia.

Taioá

Taioá (https://hiveminer.com/Tags/trianosperma)

As inflorescências são uni sexuadas, de flores masculinas e femininas esverdeadas e de pequeno tamanho. Os frutos são pequenos, na cor avermelhada e apresentam sabor amargo e levemente picante.

Prefere clima tropical, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes ou divisão da planta; além de ser de fácil cultivo e rápido crescimento.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, digestiva, adstringente, purgativa, depurativa, analgésica e diurética.

Serve para quê?

Ela é muito popular entre os indígenas brasileiros, que a utilizam para neutralizar o veneno de picadas de cobras, para a digestão, dores na juntas, limpeza do sangue e para evitar a prisão de ventre.

Taioá

Taioá (foto https://hiveminer.com/Tags/trianosperma)

Ela é usada em forma de infusão e extrato, sendo a raiz a parte mais usada na medicina popular, mas suas folhas também são aproveitadas.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em hortas domésticas, em farmácias de manipulação e em sites que comercializam variadas plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicações, benefícios e propriedades medicinais do Taioá"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.