A lenda da Mãe-do-ouro, uma das lendas não tão conhecidas do Brasil

Dentre as lendas existentes no Brasil, uma das não tão famosas, mas bastante antigas é a lenda da mãe-do-ouro; conhecida principalmente nas regiões interioranas do sudeste, centro-oeste e nordeste do país.

Assim como as lendas da Iara, do lobisomem e do Curupira, essa lenda busca explicar uma criatura que faz parte do folclore e da cultura do país; cuja história possui algumas versões bastante interessantes.

Mãe-do-ouro (imagem: Divulgação)

Mãe-do-ouro (imagem: Divulgação)

A lenda da Mãe-do-ouro

Conhecida por ser uma bela mulher de cabelos longos e dourados, a mãe-do-ouro é conhecida por se apresentar em um longo vestido de seda; e ser uma defensora tanto de jazidas de ouro, quanto de mulheres que são maltratadas pelo marido.

Isso porque, em uma das versões dessa lenda, a mãe-do-ouro tem uma grande habilidade de encontrar tesouros escondidos e jazidas de ouro; sendo capaz de se transformar em uma grande bola de fogo para voar até onde os tesouros estão enterrados. Além de ser protetora das montanhas e rios, a criatura atua principalmente à noite, quando percorre os céus em busca dos tesouros escondidos. Desse modo, acredita-se que muitas jazidas estejam escondidas porque Mãe-do-ouro está protegendo cada uma delas.

Em uma outra versão, a criatura é protetora das mulheres maltratadas pelos maridos. Sendo assim, por meio de sua beleza, é capaz de seduzi-los e leva-os a cavernas, onde ficam presos para o resto da vida. Como forma de presente, dá às mulheres maridos que lhes sejam bons e companheiros.

Já a terceira versão, conta a história de um escravo que passava dias intensos procurando ouro para o seu patrão, que era muito cruel; e, por ter chorado muito, Mãe-do-ouro o mostrou onde deveria procurar o ouro para levar ao seu dono. À medida que o ajudava, Mãe-do-ouro deixava bem claro que ele não poderia compartilhar com outras pessoas o local das minas.

Contudo, em razão de ter sido maltratado cruelmente por seu patrão para saber de onde o escravo estava tirando tanto ouro, o escravo teve de contar, e diversos escravos foram mandados para lá. Em razão do não cumprimento do tratado, houve um desabamento muito grande na mina, matando todos os que estava no local, incluindo o dono de escravos cruel.

E você, já tinha ouvido falar da lenda da mãe-do-ouro?

Be the first to comment on "A lenda da Mãe-do-ouro, uma das lendas não tão conhecidas do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.