Lenda do Sol e da Lua, a origem desses dois astros celestes

A lenda do Sol e da Lua é uma história bastante difundida no território brasileiro, a qual busca contar como estes dois astros foram habitar o céu. Assim como grande parte das lendas brasileiras, esta lenda possui origem indígena, tendo sido bastante difundida principalmente entre os habitantes da região amazônica.

Lenda do Sol e da Lua

Reza a lenda que, em meio à Floresta Amazônica, existiam duas tribos rivais: uma vivia no alto de uma montanha, e outra vivia no fundo do vale.

Lenda do Sol e da Lua

Lenda do Sol e da Lua, a origem desses dois astros celestes (foto: https://aempreendedora.com.br/os-eternos-enamorados-a-paixao-do-sol-pela-lua/)

Embora a distância entre elas fosse pequena, não era permitido que houvesse contato entre os membros das duas tribos, dada sua grande rivalidade.

Certo dia, o filho do cacique da tribo do alto da montanha saiu para caçar em meio à floresta, e acabou encontrando uma bela índia da tribo do vale. Depois daquele encontro, surgiu entre os dois um grande amor, e todos os dias, os dois iam à floresta para que se encontrassem escondidos. Após um certo tempo, um grupo de indígenas da tribo da montanha encontrou os dois, e os levou para o alto do monte.

Uma das leis da tribo da montanha proibia o contato entre integrantes das duas tribos, com risco de pena de morte. Ao descobrir que seu filho estava envolvido no ocorrido, o cacique da tribo ficou desesperado, pois não queria que seu filho morresse. Desse modo, pediu ao pajé da tribo que preparasse uma poção para transformar o casal em astros do céu. Desse modo, seu filho o sua amada seriam punidos, mas não precisariam morrer para pagar a pena.

Ao beberem a poção mágica, logo foram transformados, sendo o rapaz em Sol e a moça na Lua. Viveram assim, eternamente longe da tribo, e é por isso que o Sol vive indo atrás de sua amada, a Lua, mas raramente se encontram. Quando se encontram, se abraçam, fenômeno conhecido como eclipse lunar.

Be the first to comment on "Lenda do Sol e da Lua, a origem desses dois astros celestes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.