Milho conhecido desde a antiguidade como alimento da vida

5 (100%) 1 vote

Milho, pertencente à família Poaceae, conhecido também como alimento da vida; é cultivado há mais de 7.000 anos por vários povos; considerado como base da alimentação de muitas pessoas.

Conforme informações da Embrapa, ele teve origem na região, que atualmente é conhecida como  América Central, mais precisamente na região onde atualmente é o México. A cultura do grão espalhou-se rapidamente entre vários continentes.

No Brasil, ele era cultivado pelos índios muito antes da chegada dos portugueses, sendo a base da alimentação principalmente dos índios da etnia guarani.

Cultivo do Milho

Ele tem preferência por solos ricos em nutrientes, temperatura tropical e rega constante sem encharcamento. Propaga-se pelos grãos que são semeados em terreno previamente arado e adubado.

O pé de milho pode alcançar até três metros de altura. Ele produz flores masculinas e femininas na mesma planta em posições diferentes. O pendão (inflorescência masculina) produz o pólen, e a espiga (inflorescência feminina) produz óvulos que se transformam em grãos. A polinização geralmente acontece pelo vento.

Propriedades do Milho

O alimento é rico em antioxidantes, proteínas, fibras, ácido fólico, vitaminas A, do complexo B e E; além de possuir diversos sais minerais como ferro, potássio, cobre, fósforo, manganês e zinco.

Utilização do Milho

Seu consumo regular auxilia no funcionamento intestinal, na saúde do coração, dos olhos e para o fortalecimento do sistema imunológico.

Os produtos originados do alimento são indicados para substituir produtos petrolíferos cancerígenos que são os principais componentes de muitas preparações da indústria cosmética.

O xarope de glicose, que geralmente é preparado a partir do amido de milho, é um adoçante líquido usado em alimentos industrializados em geral tais como bolachas, sorvetes, refrigerantes, temperos prontos para salada etc.

O alimento faz parte de diversas preparações culinárias tais como fubá, quirela e cremes que originam diversos pratos desde os tempos mais remotos.

Ele faz parte de festas típicas tais como a do milho em várias cidades brasileiras, em festas juninas e da Polenta, que acontecem em Venda Nova do Imigrante.

O alimento faz parte da poesia, da música e de alimentos típicos de vários povos; alem de alimentar os animais domésticos das mais variadas regiões do planeta.

Milho (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2016/04/milho.html)

Milho (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2016/04/milho.html)

Milho (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2016/04/milho.html)

Milho (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2016/04/milho.html)

Be the first to comment on "Milho conhecido desde a antiguidade como alimento da vida"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.