Origem e curiosidade do Curupira, que faz parte do folclore brasileiro

Rate this post

O curupira, de acordo com sua lenda, é um anão forte, ágil, que possui cabelos ruivos; sendo muito presente nas lendas do folclore brasileiro, que é formado pela cultura de muitas etnias; o que faz com que ele seja rico e diversificado.

Características do Curupira

Conforme reza a lenda, o curupira é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras, de forma a distrair os exploradores, sendo conhecido também como “demônio da floresta”.Curupira

Uma das principais características do curupira é possuir pés virados para trás, pois dessa forma, ao caminhar, ele conseguia enganar alguém que pretendesse segui-lo olhando para suas pegadas, que enganavam o perseguidor, que pensava sempre que ele foi na direção contrária.

Origem e curiosidades

Não há consenso sobre a origem da lenda, mas de acordo com dados históricos, o padre jesuíta espanhol José de Anchieta (1534-1597) escreveu sobre o personagem ainda no século XVI; denominando-o como “demônio que acomete os índios”.

Para os índios e os bandeirantes, ele era considerado uma criatura perigosa, demoníaca, maliciosa; além de muito temida, porque tal personagem esteve associado a muitos casos de violência, abusos sexuais, rapto de crianças e horror psicológico.

Curupira

Curupira (foto https://www.educacaoetransformacao.com.br/desenhos-do-curupira/)

De acordo com a lenda ele era capaz de enfeitiçar as crianças, pois as raptava e somente após sete anos, elas eram devolvidas aos pais. Por causa disso, ficou conhecido como o mau espírito, disposto a assombrar as noites dos índios e dos bandeirantes.

Uma forma de escapar de suas armadilhas era a pessoa fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta, pois como era muito curioso, ficava entretido com o novelo; enquanto isso a pessoa conseguia fugir. Até os dias atuais, para que não sejam incomodados pelo Curupira, muitos caçadores e lenhadores costumam oferecer-lhe pinga e fumo; quando chegam à floresta, como outra forma de distração.

2 Comments on "Origem e curiosidade do Curupira, que faz parte do folclore brasileiro"

  1. ANTONIO CESAR AMORA ALIANDRO | 18 de março de 2020 at 21:39 | Responder

    Faltam alguma lendas bem interessantes como boitatá, Mula sem Cabeça, Saci Pererê, mas estão de parabéns pelo belo trabalho que fazem com as ervas medicinais, muitas delas totalmente desconhecidas de nós… Continuem firmes, trazendo também coisas típicas como tripé, panelas de ferro, roca, e mais e mais

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.