Uma das lendas mais conhecidas no Brasil, assim como a do Curupira e da Iara, é a do Lobisomem; um rapaz que é metade homem e metade lobo, famoso inclusive por fazer parte de muitos filmes nacionais e internacionais.
Mas, você sabe qual é a lenda, e qual é a origem da lenda do lobisomem? Conheça a seguir um pouco mais dessa história que vem lá da Grécia Antiga.
O lobisomem
Conhecida em diversas partes do mundo, a lenda do lobisomem conta a história de um homem que foi amaldiçoado com a licantropia, ou seja, com a capacidade de se transformar em lobo. Desse modo, sempre em noites de lua cheia, ele se transforma em uma criatura metade homem e metade lobo, extremamente violenta que sai a caça de pessoas para matá-las.
A única maneira de combater um lobisomem seria por meio de um objeto de prata; sendo ou uma bala de arma de fogo, ou algum objeto cortante. Depois que a lua cheia passa, a criatura volta ao estado de homem, até a próxima lua cheia.
Em locais muito religiosos, tal lenda era associada a uma predestinação, ou a uma punição por conta de um pecado. Além disso, acreditava-se que que tal condição poderia ser passada do pai aos filhos; e todos aqueles homens que foram mordidos, seriam transformados também em lobisomem.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Qual a origem da lenda do Lobisomem?
Originada da Grécia Antiga, a lenda do lobisomem é bem antiga; e segundo a história, o lobisomem era o rei da Arcádia, chamado Licaon, o qual era conhecido por consumir carne humana. Zeus então disfarçou-se de viajante e foi visitar Licaon, o qual além de tentar matá-lo, ofereceu carne humana para o deus comer. Com isso, Zeus enfureceu-se e teria o amaldiçoado com a licantropia. E, para que essa maldição fosse removida, seria necessário que Licaon ficasse 10 anos sem consumir carne humana.
Como a cultura grega foi de grande importância para o desenvolvimento da cultura romana, a lenda do lobisomem chegou também ao Império Romano; onde quem se transformava em lobo era chamado de Versipélio. E, a partir do império Romano, a lenda do lobisomem se espalhou pela Europa, até chegar nas culturas cristãs em que passou a ser considerada uma punição aos pecadores.
Para chegar ao Brasil, primeiramente a lenda do lobisomem precisou passar por Portugal, em que acreditava-se que o lobisomem era filho de um provável incesto. E, ao chegar aqui, passou-se a acreditar que lobisomem seria o filho nascido depois de 7 filhas em um casamento, ou algum homem com problemas de saúde, como anemia. No interior de São Paulo, por sua vez, acreditava-se também que o lobisomem invadia casas com o objetivo de comer crianças não batizadas.
O que se sabe, portanto, é que a lenda do lobisomem tem várias interpretações, e faz parte não somente da cultura brasileira, mas também da cultura de vários outros países.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp