Conheça a lenda Iara, que é tão presente no folclore brasileiro

A lenda Iara, ou Mãe d’água, é de origem amazônica, mas é conhecida em praticamente em quase todas as regiões brasileiras; além de ser confundida com o orixá africano Iemanjá, a rainha do mar.

Como o Brasil é um país de extensão continental, a lenda possui variadas versões e particularidades, de acordo com cada região brasileira; tendo características diferentes, principalmente, na cor dos olhos e dos seus cabelos, que ora são escuros ou claros.

Iara

Iara (foto https://www.todamateria.com.br/lenda-da-iara/)

A lenda é muito comum entre os pescadores, que ao contar sua história, acrescenta detalhes e personagens que foram enfeitiçados  pela sereia.

Descrição

Iara ou Yara, originadas da palavra indígena Uiara, significa aquela que mora nas águas; é uma sereia, ou seja, metade mulher e metade peixe, que vive nas águas amazônicas e faz parte do folclore brasileiro.

Ela possui longos cabelos pretos e olhos castanhos, emite uma melodia que atrai os homens, os quais ficam rendidos e hipnotizados com seu canto e sua voz doce.

Versão da lenda

A história da Iara conta que ela é dona de uma beleza invejável, e que os irmãos sentiam inveja dela, mas ela sempre foi considerada uma corajosa guerreira e, por isso, resolveram matá-la.

Iara

Iara (foto https://2.bp.blogspot.com/-a7OK14-pNoc)

No momento do embate, pelo fato de possuir habilidades guerreiras, Iara consegue inverter a situação e acaba matando seus irmãos.

Iara, com muito medo da punição de seu pai, o pajé da tribo, resolve fugir, mas ele consegue encontrá-la, e como castigo pela morte dos irmãos resolve lançá-la ao rio.

Os peixes do rio resolveram salvar a bela jovem transformando-a em uma sereia, que desde então, habita os rios amazônicos, conquistando homens e levando-os ao fundo do rio, os quais morrem afogados.

Acredita-se que se o homem consegue escapar dos encantos da sereia, ele fica louco, num estado de torpor, e somente um pajé poderia curá-lo.

Be the first to comment on "Conheça a lenda Iara, que é tão presente no folclore brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.