Uma das grandes feiras agropecuárias da região Centro-Oeste é a Agrobrasília 2023, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a 61 km de Brasília.
Com o tema “tecnologia para sustentabilidade”, a feira terá entrada gratuita a todos os visitantes, e, além da exposição de máquinas, equipamentos, insumos e outras tecnologias para o aumento da produtividade agrícola; contará também com novidades na edição de 2023, como o campo demonstrativo de leguminosas pulses.

Agrobrasília 2023 ocorrerá em maio, confira (imagem: Divulgação)
Novidades da Agrobrasília 2023
Conhecidas por serem boas alternativas para a safrinha, as pulses estarão em pauta durante a Agrobrasília; visto que potenciais produtivos e de mercado serão discutidos, bem como o cultivo com biológicos.
E, para a demonstração prática, haverá o campo demonstrativo de leguminosas pulses, com 44 cultivares em uma área de cerca de 7 mil metros quadrados; onde serão plantadas sementes das seguintes espécies: feijões comuns e especiais, grão-de-bico, lentilha, ervilha, gergelim, amendoim, milhos de alto valor proteico, além de um mix de plantas de cobertura.
O que são leguminosas pulses?
As leguminosas pulses compreendem um total de 12 cultivares, sendo caracterizadas por serem secas, de alto valor proteico, e uso bem diversificado; sendo que, quando cozidas, produzem um caldo bem espesso, sendo utilizadas principalmente nos cultivos especiais de inverno.
Por ser uma cultura ainda não tão conhecida pela população, espera-se que, na Agrobrasília 2023, haja uma maior disseminação de informações sobre esse tipo de cultura, visando o maior conhecimento dentre os produtores.
Be the first to comment on "Agrobrasília 2023 terá campo demonstrativo de leguminosas pulses"