Ervilha (Pisum sativum L) é uma leguminosa de origem asiática, cultivada desde a pré-história, sendo popular entre gregos e romanos; que a difundiram pelo continente europeu.
Ela chegou à América com o navegador português, Cristóvão Colombo, por volta do século XV; época das grandes navegações e descobrimentos.
Além de sua importância na alimentação, a ervilha foi usada pelo padre Gregor Mendel, que descobriu as leis da hereditariedade, que muito contribuíram para a genética.
Descrição
A espécie Pisum sativum engloba as variedades sativum e arvense, que são utilizadas na agricultura, em diversas regiões do planeta. A variedade sativum apresenta flores brancas e sementes de cor verde ou creme; e a variedade arvense apresenta flores violetas e sementes coloridas.
A planta possui ciclo anual, cujas raízes são profundas, os caules são ocos e angulosos, podendo chegar até três metros de altura. O fruto é em formato de vagem, que pode conter até 10 sementes. Propaga-se por sementes e adapta-se em variadas temperaturas e solos, mas tem preferência por temperaturas mais amenas e solos ricos em nutrientes.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades
Ela é rica em fibras, vitaminas A, B e C; além de alguns sais minerais, como ferro e cálcio. É rica em propriedades antioxidante, cicatrizante e tônica.
Ingerida regularmente ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde da pele e no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar na saúde intestinal.
Serve para quê?
As mais usadas são a ervilha-torta, da qual se aproveitam tanto o grão como a vagem, e a ervilha-de-debulhar, da qual apenas o grão pode ser consumido.
Na culinária, a leguminosa possui várias finalidades, tais como em saladas ou como recheio de panquecas, omeletes, tortas, empadinhas; ou ainda usada para guarnição, junto a outras hortaliças, para acompanhar carnes, aves e peixes.
Onde encontrar?
Ela é facilmente encontrada in natura em mercados e feiras livres; além de comercializada, em conserva ou semi-cozida, para diversas finalidades.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp