Origem e utilização do Jaracatiá na alimentação e na medicina popular

Jaracatiá (Jacaratia spinosa) é nativa das Américas, sendo encontrada em várias regiões do planeta, sendo usada como alimento e na medicina popular.

Ela é conhecida por outros nomes populares tais como mamão-do-mato, barrigudo, mamoeiro de espinho e  mamoeiro-do-mato. Seu nome é de origem tupi-guarani e significa “fruta da árvore do talo ou tronco mole”.

Jaracatiá

Jaracatiá (foto https://www.arvores.brasil.nom.br/new/jacatia/index.htm)

Descrição

A árvore possui médio porte e pode atingir entre 10 a 20 metros de altura. Produz folhas compostas palmadas, com 8 a 12 folíolos de 15 cm. Prefere clima tropical, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

A flor é esverdeada, pequena e atrai variados insetos tais como a borboleta. O fruto tem semelhança com o mamão, e varia de 10 a 15 cm, além de ser comestível. As sementes possuem tamanho de 0,5 cm e são responsáveis pela propagação da planta.

Serve para quê?

O fruto atrai a fauna e é comestível, sendo muito procurado pela população do campo, que o considera medicinal. A espécie possui fácil adaptação e crescimento rápido, mas deve ser plantada com no  mínimo 3 indivíduos, porque para produzir precisam existir juntas espécies macho e fêmea.

O fruto é usado na alimentação humana, de forma assada, ou na preparação de licores, sorvetes e doces. O
fruto verde é utilizado para fazer doces. A parte macia do caule e da raiz são usadas na fabricação de massa para doces, que remetem à cocada.

Jaracatiá

Jaracatiá (foto http://ciprest.blogspot.com/2017/03/jacaratia-ou-mamaozinho-do-campo.html)

Na medicina popular, o leite do fruto verde, é usado contra opilação ou amarelão, e os frutos são antihelmíntico e usados no combate a infecções hepáticas e dores no corpo.

Onde encontrar?

Ela pode ser encontrada em pomares frutíferos e em sites que vendem sementes e mudas de plantas; mas vale lembrar as plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico, e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem e utilização do Jaracatiá na alimentação e na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.