Origem e propriedades medicinais do Grão de Bico

Grão de Bico (Cicer arietinum L.) é uma planta originada no Oriente Médio, há mais de 10.000 anos, sendo conhecida por vários nomes tais como gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha e ervilha-de-bengala.

Em outros idiomas é conhecido como chickpea, gram (inglês); garbanzo (espanhol); pois chiche (francês); kicher, venus, kichererbse (alemão) e cece, cicerchia, pisello cornuto (italiano).

Flor grão de bico ( foto https://www.scoop.it/topic/call-for-research-article/?&tag=Cicer+arietinum+%28L.%2)

Ela é cultivada em várias regiões de planeta, sendo empregada como alimento e como planta medicinal, sendo muito comum na medicina popular.

Descrição

A planta possui caule ereto, ramificado, que pode atingir até 60 centímetros de altura. Produz folhas alternas imparipenadas de 5 a 10 cm de comprimento. Sua flor é azulada, avermelhada ou branca, isolada em pedúnculo axilar. O fruto, em forma de vagem, contém duas sementes, que são responsáveis por sua propagação. A planta não tolera estiagens.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como antidiarreica, digestiva, antiflatulência e afrodisíaca. Possui variados sais minerais tais como ferro, potássio, manganês, zinco; aminoácidos; proteína; fibras e vitaminas do complexo B.

Serve para quê?

A farinha pode ser usada como ingrediente na fabricação de pães e bolos; além de empregada na formulação de alimentos, destinados à recuperação de crianças desnutridas e afetadas por diarreia crônica.

Grão de bico (foto http://innspubnet.blogspot.com/2015/09/analysis-of-response-to-water-deficit.html)

Suas folhas, são usadas na medicina popular, para aliviar bronquite, catarro, cólera, constipação, diarreia, dispepsia, flatulência, picada de cobra, insolação e verrugas.

As sementes verdes são consumidas frescas, cozidas ou assadas e salgadas, em diversas combinações de receitas e muito apreciadas.

Na Índia,  as cascas são usadas na preparação do dhal; as sementes são secas e cozidas para formar uma sopa grossa, na forma moída, como farinha para lanches e doces.

No Oriente Médio, Turquia e norte da África a iguaria feita à base do grão é conhecida por hummus, que é um patê com sementes cozidas e amassadas misturadas com tahine (pasta de sementes de gergelim), azeite, suco de limão, alho e sal.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em locais que comercializam produtos naturais e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem e propriedades medicinais do Grão de Bico"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.