A pimenta-biquinho (Capsicum chinense) é uma espécie nativa do Brasil, conhecida popularmente por seu aroma e sabor peculiares. Muito utilizada na culinária brasileira devido ao fato de não ser tão ardida como outras pimentas, por exemplo a malagueta; essa especiaria vem conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros, e também vem chamando a atenção pela grande quantidade de benefícios que proporciona à saúde de quem a consome.
Descrição e cultivo
Como o próprio nome sugere, a pimenta-biquinho tem seu nome graças ao seu formato, que se caracteriza por uma região mais pontuda, formando um bico. Essa espécie é uma eudicotiledônea da família Solanaceae, na qual se encontram outros frutos de grande importância gastronômica, como o tomate. Desse modo, tem um porte subarbustivo bem ramificado, com flores brancas ou lilases, adaptada preferencialmente aos climas tropical e subtropical.
Essa planta, que pode ser cultivada tanto sob sol pleno, quanto em meia sombra, deve ser bem adubada, e regada frequentemente; de preferência uma vez ao dia, ou no início da manhã, ou ao final da tarde. Além disso, suas flores normalmente se desenvolvem em períodos mais quentes do ano, como primavera e verão; e a colheita dos frutos pode ser realizada em torno de 3 a 4 meses após o plantio das sementes. Ressalta-se também que, grande parte da produção brasileira corresponde à região Sudeste.
Benefícios da Pimenta-biquinho
Por ser uma variedade menos ardida, seu consumo é bastante popular no país; o que a torna mais acessível a quem possui um paladar mais sensível. Sendo assim, essa espécie é fonte de diversas vitaminas e minerais, que a tornam uma excelente aliada à boa saúde. Além das vitaminas A e C, apresenta vitaminas K e do complexo B; e minerais como fero, cobre, cálcio, fósforo e potássio. Confira a seguir alguns dos principais benefícios que a pimenta-biquinho pode trazer para sua saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp- Propriedades anti-inflamatórias – assim como as demais espécies de pimenta, a biquinho possui capsaicina, um composto que age como anti-inflamatório no organismo. Desse modo, juntamente com a ação das vitaminas A e C, torna-se um alimento de grande importância para o combate de inflamações e para o fortalecimento do sistema imunológico.
- Promoção do bem-estar – o consumo dessa especiaria está relacionado, dentre outras coisas, à liberação de endorfina pelo organismo; um dos hormônios que promove a sensação de bem-estar. Além disso, os vários tipos de endorfina também contribuem para o aumento do fluxo sanguíneo, e consequentemente de oxigênio no corpo.
- Auxilia na queima de gordura – assim como a canela, a pimenta-biquinho apresenta propriedades termogênicas; de modo que, contribuindo para a aceleração do metabolismo, também influencia na queima de gordura, sendo muito utilizada em protocolos de redução do peso corporal.
- Controle do colesterol e da glicemia – por ser um alimento com baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, auxilia o controle dos níveis de glicose do sangue. Além disso, seu consumo é de grande importância para o controle dos níveis de colesterol LDL, também chamado de colesterol ruim. Desse modo, possui grande importância na manutenção do funcionamento do sistema cardiovascular.
- Auxilia no tratamento de dores, luxações e torcicolos – a pimenta-biquinho também é muito utilizada na forma de compressas e emplastros devido à sua capacidade de promover estímulo à circulação local quando em contato com a pele. Sendo assim, há uma sensação de calor no local, e de conforto, reduzindo as dores por inflamações ou por torcicolos, por exemplo.