Juá exótico, mas benéfico para a saúde

4.7/5 - (14 votes)

Juá (Solanum aculeatissimum) é uma planta típica da Mata Atlântica; encontrada em quase toda a América do Sul. Ela está presente em praticamente todas as regiões do Brasil, sendo muito popular junto às famílias das roças brasileiras.

A planta é conhecida popularmente por vários nomes tais como joá, joazeiro, melancia-da-praia, juá-de-espinho, juazeiro, raspa-de-juá, juá-fruta, arrebenta-cavalo, juá-mirim, mata-cavalo e laranjeira-do-vaqueiro.

Juazeiro e flor do Juá

Juazeiro e flor do Juá (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Conheça a planta

O Juazeiro é um pequeno arbusto, pouco exigente em relação do solo e bem resistente à falta de água. É uma planta que produz muito espinho em toda a sua estrutura; produz flores brancas ou roxas e seus frutos se assemelham a diminutas melancias. Eles são arredondados, sem polpa, de cor laranja-avermelhado e atingem até 5 cm de diâmetro. Ele se adapta bem em qualquer tipo de solo; sendo encontrado em locais arenosos, secos, com muito ou pouco nutrientes.

Onde encontrar a planta?

O Juá é encontrado em beira de estradas, em pastagens, em meio à diversas lavouras, em quintais das casas de roças; sendo temido também como planta tóxica, pois suas sementes apresentam toxicidade e não podem ser ingeridas por animais, principalmente os equinos.

Os criadores de gado consideram a planta como erva daninha, pois ela representa perigo para a criação de animais.

Juá

Melancia da praia (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Benefícios do Juá

Ele possui propriedade antibacteriana sendo usado na medicina popular para alívio de manchas na pele, urticária e furúnculos. O fruto verde é cortado ao meio, cozido e aplicado no local em forma de compressa.

Na roça era muito comum as crianças se alimentarem com o juá maduro e brincarem com as frutinhas, que eram consideradas como bois e cavalos; pois a imaginação das crianças da roça era muito fértil, por não terem acesso aos brinquedos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

16 Comments on "Juá exótico, mas benéfico para a saúde"

  1. Todos os juás são comestíveis?
    Como cultivar o juá?
    Tem receita de juá?

    Gostaria de fazer um projeto com juá.

    • Prezado Marcos, Não nem todos são comestíveis. Se tiver alguma variedade diferente, procure informações com feirantes ou com engenheiro agrônomo. Ao dispor.

  2. Maria Madalena S. de Medeiros | 28 de novembro de 2017 at 18:56 | Responder

    Essa planta que vc está falando não é o juazeiro que temos no Nordeste. A árvore é porte médio e formato arredondado, tronco grosso,fazendo bastante sombra para animais ou pessoas. As frutas são pequenas de um amarela claro e de poupa branca meio doce e meio amaga. os caraços não são venenosos, se assim fossem, nossas caprinos e ovinos teriam morridos todos pois em época dos frutos, esses animais passavam as tardes em baixo desses juazeiros comendo essas frutinhas. Hoje com a seca que assola principalmente os sertões, é a única planta verde e com copa bem fechada que tanto protege pessoas e animais das horas mais quentes do dia. Tem mais, se por obra e graça de Deus, chover, não tempestade, vc ainda livra-se de molhar-se. E tem mais, a raspa da entrecasca do tronco, serve de remédio para tosse, clarear dentes e outras.

    • Prezada Maria Madalena, agradecemos sua visita e seu comentário. As plantas apresentam diversas variedades; além de serem maiores ou menores dependendo do solo, da luz solar e irrigação. O Juá também apresenta diversas variedades. Faremos uma pesquisa a respeito dele par verificarmos sua propriedades. Saudações. Equipe coisasdaroca.com.

  3. Esse jua da foto chama-se juá bravo ele é altamente venenoso , ele da na beira da estrada e não é o mesmo juá do nordeste como a amiga mencionou acima.

  4. onde posso comprar a semente da planta?

    • Lalita, há sites que comercializam as sementes, mas observe o nome científico da planta e a utilize com cautela, pois em excesso, pode ser prejudicial à saúde.

  5. O juá que a Maria Madalena se refere é outro, de imensa árvore, fruto arredondado e pequenino(como bolinha de gude)e polpa como da jabuticaba, e o jua do post e outro , conhecido como melancia da praia, assim tambem citado pelo dono do post.Creio que ela se confundiu por causa do nome.

  6. Silvano de lima Caldas | 26 de julho de 2019 at 19:39 | Responder

    Jua da foto e ótimo no trato urinário, próstata, bexiga, infecção nos rins, dissolve pedra de qualquer tamanho . E ótimo pra 40 tipos de problemas principalmente pra mulher.

  7. Como utilizar o jua bravopara pedra nos rins

  8. O jua e exelente tbem p hemorróidas inflamadas. Faz se o cha e toma se duas vzs ao dia por aproximadamente uma semana.

  9. Adriano de Assis Gonçalves | 6 de novembro de 2019 at 14:28 | Responder

    Gostaria de saber se o juá da foto é mesmo comestível pois vi um vídeo no youtube de uma preparação de macarrão com frango e ele colocam no meio uma fruta que parece demais o juá, até a semente é igual.

  10. Paulo Roberto dos Reis | 20 de junho de 2020 at 02:33 | Responder

    boa noite amigos.
    aqui em são paulo, nos anos 70 e 80 existiam muitas áreas de matas e eu e os colegas nos arranhávamos todos disputando quem pegava o juá primeiro.
    e muito ao contrario do comentário que vi, quando ele estava vermelho , ou seja maduro nós tirávamos a semente e comíamos, e ninguém nunca morreu por causa disso.

  11. Paulo Roberto dos Reis | 20 de junho de 2020 at 02:35 | Responder

    engraçado que muitas plantas que encontrávamos nas matas antigamente, e ninguém dava valor.nos dias de hoje são todas vendidas.

  12. olá bom dia! eu como frutas do jua desde criança, pois nascí na roça, mas nem sabia que era tão benéfico assim com tantas propriedades, agora vou cultivar na horta!

  13. Tenho um pé de juá na minha calçada aqui em Alvorada RS, já colhi as plantas e separei as sementes, vou plantar agora m setembro!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.