Taboa planta versátil para artesanato e alimentação

Taboa (Typha Domingensis) é uma planta aquática encontrada em várias regiões do planeta, sendo considerada como planta daninha, que invade lagos, lagoas e rios.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como capim-de-esteira, erva-de-esteira, espadana, paina-de-flecha, paineira-de-flecha, paineira-do-brejo, partasana, pau-de-lagoa, tabebuia, taboinha, tabu, tabua, tabuca, tabuba, tifa e totora.

Conheça a Taboa

É uma planta que se adapta em qualquer local, desde que haja umidade suficiente para sua propagação, que é pelas suas sementes que são propagadas pelo vento.

Ela possui ciclo perene, que atinge até 3 metros de altura. Possui caule cilíndrico, folhas verdes e inflorescência, que remete ao formato de charuto, de cor castanho-avermelhada, que mede até 20 cm de comprimento. A flor masculina mais fina é disposta separadamente e acima da flor feminina.

Propriedades terapêuticas da Taboa

A Taboa possui várias propriedades terapêuticas tais como adstringente, diurética, antidiarreica, cicatrizante, anti-inflamatória, antianêmica, emoliente e tônica. Ela possui vários sais minerais tais como manganês, fósforo, sódio, potássio, zinco e enxofre.

Utilização da Taboa

O rizoma e seu pólen são usados na medicina popular para alívio de aftas, inflamações na pele, dores estomacais e abdominais, contusões, luxações, cicatrização de feridas e para a saúde da pele.

Sua fibra, durável e resistente, pode ser utilizada como matéria-prima para papel, cartões, pastas, envelopes, cestas e bolsas. Suas folhas são usadas no artesanato para preparação de esteiras que são empregadas em várias criações artesanais.

Sua paina era usada nas roças para enchimento de travesseiro, para a preparação artesanal de colchões e almofadas.

A planta é usada como depuradora de águas poluídas, na absorção de metais pesados, inclusive o cobre. Seus brotos também são utilizáveis na alimentação de peixes, principalmente a tilápia.

Ela é conhecida como PANC, planta alimentícia não convencional, pois seus rizomas e as bases das folhas podem ser ingeridos em diversas preparações culinárias, seja em saladas ou variadas receitas.

Onde encontrar a taboa?

Ela é encontrada em locais alagados tais como lagoas, rios e brejos. Por muito tempo foi considerada como planta daninha, por cobrir o espelho d’água das lagoas, pois acreditava-se que ela matava os peixes, por não deixar o sol penetrar na água.

Ela é encontrada em forma de farinha em casas que vendem produtos naturais, que pode ser ingerida pura ou na preparação de bolos e biscoitos.

Taboa (Foto: //comoplantar.face-news.com/taboa-2/)

Taboa (Foto: //comoplantar.face-news.com/taboa-2/)

 

Taboa (Foto: //www.wlachados.com.br/materia/9-pancs-no-cardapio-parte-4/)

1 Comment on "Taboa planta versátil para artesanato e alimentação"

  1. jardel de oliveira nobre | 28 de abril de 2017 at 16:40 | Responder

    olá. a taboua pode ser usada para alimentar animais como o gado?

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.