Coentro (Coriandrum sativum) é uma erva aromática originada da Ásia, popularmente usada em preparações culinárias e na medicina popular.
A especiaria funcionava como amuleto para os chineses; que acreditavam nos poderes de imortalização da planta. Na Idade Média, era colocado em poções de amor, pois acreditava-se em suas propriedades afrodisíacas. Ele chegou à Europa com os romanos, que o misturavam com vinagre para conservação da carne. Os egípcios já utilizavam a planta desde a antiguidade para diversas finalidades e na culinária.
Ele possivelmente chegou ao Brasil, com os escravos africanos à época do tráfico negreiro e foi conquistando seu espaço.
Cultivo do Coentro
A erva alcança até 1 metro de altura, prefere solo rico em nutrientes, rega constante sem encharcamento e luz direta boa parte do dia, produz flores brancas que atraem diversos insetos. Suas pequenas sementes são responsáveis por sua propagação. Ele se adapta em canteiros jardineiras, vasos e pequenos espaços. A colheita de suas folhas acontece por volta de 30 a 70 dias após seu plantio.
Propriedades terapêuticas
Ele possui diversas propriedades terapêuticas tais como antifúngica, antibacteriana, antioxidante, relaxante, digestiva e diurética. Possui diversos sais minerais tais como manganês, ferro, magnésio, fibras e vitaminas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Benefícios e utilidades do coentro
Ele é usado na aromatização de diversas receitas culinárias, principalmente em acompanhamento de pratos com a moranga.
Ele é usado na medicina popular, em forma de chá, para alívio de flatulências, da digestão, para controle da pressão arterial e relaxamento.
Seu consumo regular ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.
Ele pode ser consumido na forma de folhas ou de grãos; além de dar um toque especial às preparações culinárias.
Onde encontrar o coentro?
Ele é encontrado em hortas domésticas, em quintais das casas de roça, em feiras livres e mercados municipais e vem conquistando o paladar dos brasileiros, mas ainda é pouco utilizado em relação ao popular cheiro verde.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp