Moranga (Cucurbita sp.) é uma planta originária da América, conhecida desde os tempos mais remotos e importante fonte de alimento para os povos.
Ela está dividida em vinte e sete espécies e conhecida por vários nomes tais como abóbora-amarela, abóbora-da-guiné, abóbora-grande, abobra, girimum, jeremum, jerimum, jerimunzeiro, jerui e jurumum.
Conheça a Moranga
Ela é uma hortaliça rasteira, cujas ramas podem chegar a 6 metros de comprimento. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. À medida que as ramas se desenvolvem, novas folhas e botões florais são emitidos. Suas folhas são grandes e de cor verde-escura. Produz flores masculinas e femininas separadas na mesma planta. As flores masculinas aparecem em maior quantidade que as femininas, mas ambas produzem pétalas grandes e amarelas. A polinização da flor é feita normalmente pelas abelhas e libélulas. Sua propagação é feita pelas sementes.
Propriedades terapêuticas
Ela possui várias propriedades benéficas à saúde tais como digestiva, cicatrizante, diurética, laxante e anti-inflamatória. Ela é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas A, complexo B e C; sais minerais tais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco.
Seu consumo regular auxilia na saúde do intestino, na digestão, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde dos olhos e no alívio de prisão de ventre.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Utilização da moranga
Ela é utilizada em diversas preparações culinárias tais como cozidos, papas, tortas, bolos, massas, purês, cremes, doces, compotas, pudins, sucos, vitaminas, sopas e saladas. Suas sementes assadas servem como tira gosto, além de muito benéficas para a saúde.
Na medicina popular ela é usada para alívio de erisipela, febres, dores e inflamações em geral, queimaduras, verminoses, anemia, cegueira noturna, náuseas, vômitos, seborreia e acne.
Onde encontrar a Moranga?
Ela é facilmente encontrada nos quintais das casas de roça, em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp