Propriedades medicinais da Gatária, que é amada pelos gatos

5 (100%) 1 vote[s]

Gatária (Nepeta Cataria) é originária da Europa e encontrada em outras regiões do planeta; sendo conhecida popularmente por erva-dos-gatos, erva-de-gato, erva-gato, menta-de- gato, catnip e bálsamo-do-campo.

Usada desde a antiguidade, na medicina popular, para ajudar na saúde intestinal, para acalmar os nervos e repelir insetos.

Descrição

É uma planta herbácea, que pode alcançar até 30 cm de altura, prefere clima temperado e solos ricos em nutrientes para seu crescimento.

Gatária (foto //aromaterapiaquantica.blogspot.com)

Produz folhas verde-acinzentadas e muito aromáticas, suas flores aparecem nas cores branca, violeta e azulada, preferidas belas borboletas e abelhas. Propaga-se por mudas ou divisão da planta; e por ser de fácil cultivo é considerada como invasora de jardins e canteiros.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como calmante, anti-inflamatória, antibacteriana, analgésica, anti-hemorroidal, antiespasmódica, estimulante, tônica, sedativa, adstringente e diaforética.

Serve para quê?

A planta é muito empregada na medicina popular, para alívio de alergias, amenorreia, ansiedade, artrite, bronquite, catapora, cólica, contusões, diarreia, dismenorreia, dispepsia, doenças de movimento, soluço, urticárias e dor de cabeça; além de ajudar a repelir insetos. Ela é usada, em forma de compressa, para aliviar dores de contusões.

Ela é empregada para enchimento de brinquedos para os felinos, que adoram seu odor e ficam fascinados com seu cheiro.

Gatária (foto//www.herbalhealinginc.com/product/catnip-nepeta-cataria)

Gatária (foto//www.herbalhealinginc.com/product/catnip-nepeta-cataria)

A planta é usada ainda em projetos paisagísticos, enfeitando jardins, praças, jardineiras e canteiros. Seu óleo essencial é muito utilizado em spas para ajudar a melhorar o aspecto da pele e para banhos relaxantes.

Suas folhas novas, em algumas regiões do planeta, são cozidas ou assadas com carnes, proporcionando-lhes um sabor mais pronunciado e apetitoso; além de temperar molhos e saladas.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em sites que comercializam plantas e sementes; além de cultivadas em jardins e canteiros.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais da Gatária, que é amada pelos gatos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.