Alcarávia, de origem asiática, repleta de benefícios para a saúde

Alcaravia ( Carum carvi) de origem asiática, é utilizada desde os tempos mais remotos na medicina popular e na aromatização de variadas receitas culinárias. Ela é conhecida popularmente por  algaravia, cominho-armênio, kümmel ou cominho de pão.

Conheça a Alcarávia

É uma herbácea de pequeno porte, que chega a atingir um metro de altura, prefere solos ricos em nutrientes e rega constante, sem encharcamento. Possui folhas partidas que remetem ao formato das folhas de cenoura; e flores pequenas, cuja coloração varia do branco ao violeta, visitadas por insetos. Produz fruto aromático utilizado em variadas preparações. Suas sementes são picantes e levemente adocicadas e amplamente utilizadas na culinária nórdica. Propaga-se pelas sementes ou divisão dos caules.

Propriedades da Alcarávia

Ela apresenta várias propriedades tais como antiácida, anti-flatulência, aromática, digestiva, diurética, estomáquica, laxante e purgativa.

Utilização da Alcarávia

Ele é utilizado em diversos pratos europeus e na preparação de bolos, pães, biscoitos, patês, chucrute, sopas, licores, salgados, salada de repolho, carne de porco, pato e marinadas. Na preparação do licor alemão Kümmel, nome pelo qual também ficou conhecido.

Por ser aromatizante, realça o sabor de vegetais, sendo usadas especialmente para batatas, repolho, cenoura e cogumelos. Suas folhas podem ser usadas em saladas dando um toque especial à receita culinária.

A herbácea, amplamente empregada na medicina popular, pode ser utilizada na produção de infusões, xaropes e óleo essencial. É empregado  para alívio de má digestão, flatulência, enjoos, cólicas, tosses, gripes e resfriados. Além de ser usada em diversas receitas culinárias ou águas aromatizadas para aproveitamento de suas propriedades.

Ela é largamente explorada pela indústria farmacêutica que produz diversos medicamentos, cremes e loções com esta poderosa planta.

Onde encontrar a Alcarávia?

Ela pode ser encontrada em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais, em sites que vendem produtos naturais e casas que comercializam produtos naturais e veganos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Alcaravia (Foto: http://www.adplda.com/pt/38/alcaravia)

Alcaravia (Foto: http://www.adplda.com/pt/38/alcaravia)

Alcaravia (Foto: http://www.centraldojardim.com/caraway-alcaravia-carum-carvi-erva-sementes-para-mudas-91746739xJM)

Alcaravia (Foto: http://www.centraldojardim.com/caraway-alcaravia-carum-carvi-erva-sementes-para-mudas-91746739xJM)

Be the first to comment on "Alcarávia, de origem asiática, repleta de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.