Alpínia, planta ornamental que adora um solzinho

Uma das plantas ornamentais que mais fazem parte de jardins nas roças brasileiras é a Alpínia de flor rosa intenso  (Alpinia purpurata); também conhecida como gengibre-vermelho.

Originária tanto da África, quanto da Oceania, é uma planta muito bem adaptada a climas tropicais e equatoriais. A planta, uma monocotiledônea da família Zingiberaceae, apresenta inflorescências coloridas, que se destacam no ambiente e, por isso, são muito utilizadas para a ornamentação.

Foto: Evandro Marques (www.coisasdaroca.com)

Características da espécie

O gengibre-vermelho é uma planta que faz parte da família botânica Zingiberaceae, um grande grupo de angiospermas monocotiledôneas; em que estão classificadas algumas espécies bem conhecidas, como o gengibre, a cúrcuma e até mesmo o cardamomo.

Ela apresenta um ciclo de vida perene, e uma altura que pode chegar a medir até 2 metros; sendo caracterizada principalmente por folhas verde escuras de consistência mais espessa, e por inflorescências bem pequenas na cor branca, as quais apresentam brácteas avermelhadas que são o principal motivo pelo qual essa espécie é conhecida.

A alpínia também se destaca pelo fato de que é capaz de florir durante todo o ano, atraindo diversos polinizadores para o jardim; e também pelo seu perfume, que é suave, e bem gostoso.

Como cultivar a Alpínia?

A Alpínia é uma planta que não requer muitos cuidados para ser cultivada, uma vez que se propaga tanto por mudas nas brácteas, ou por meio das touceiras que são formadas nessa espécie. A partir daí, as mudas devem ser plantadas em um local com solo adubado, rico em matéria orgânica, e que deve ser mantido sempre úmido, evitando o encharcamento.

Foto: Evandro Marques (www.coisasdaroca.com)

Além disso, é recomendado que ela seja colocada em um local sob sol pleno, e em locais cuja temperatura varie em torno dos 20 a 35°C, uma vez que se trata de uma espécie não muito tolerante ao frio. Vale ressaltar também que as folhas mais velhas devem ser sempre retiradas, de modo que ela consiga se desenvolver da melhor maneira possível; e que, embora possa ser cultivada em vasos, seu crescimento se dá preferencialmente em canteiros.

Be the first to comment on "Alpínia, planta ornamental que adora um solzinho"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.