Rabanada, tradição natalina que faz sucesso por onde passa

A rabanada é um dos pratos típicos encontrados nas ceias de Natal que agradam gregos e troianos, desde os paladares comuns até os mais aguçados. Depois de um delicioso peru de natal, ou para acompanhar um irresistível Panetone, a rabanada se faz presente na cultura brasileira há diversos anos; seja por ser um prato de preparo fácil, e que ganhou diversas versões na atualidade; seja por seu sabor inigualável.

Mas você já parou para pensar em qual a origem desse prato tão famoso na culinária natalina brasileira? Confira a seguir um pouco mais dessa história!

Rabanada (foto: https://www.reservademinas.com.br/rabanada-recheada-com-doce-de-leite/)

Origem da Rabanada

Doce feito com pão amanhecido, banhado em leite e leite condensado, passado em ovo, frito em óleo quente e mergulhado na açúcar com canela, a rabanada tem uma origem que ainda levanta muitas dúvidas.

Reza a lenda que, a principal razão para a invenção desse prato consiste no fato de haver a necessidade de reaproveitar pães velhos ou amanhecidos; uma vez que, em diversas culturas, o pão é considerado alimento sagrado, e, para os católicos, representa o corpo de Cristo. Desse modo, registros indicam que o doce tenha sido criado na Europa, onde a influência do catolicismo se faz muito presente.

Todavia, não há um consenso de qual país exato foi responsável por sua criação. Acredita-se que tenha a origem da rabanada esteja ligada a Portugal; mas há algumas influências inglesas e francesas muito aparentadas ao prato, e que podem ter sido uma grande influência para a criação da versão conhecida atualmente.

Ah, mas algum crédito os portugueses levaram! Isso porque, com a colonização portuguesa iniciada no século XVI, diversas receitas típicas de lá foram trazidas para o Brasil; as quais foram reinventadas e adaptadas à realidade e aos ingredientes disponíveis em território brasileiro. Desse modo, a rabanada, mesmo que possa ter se originado em outro país europeu, foi trazida para cá pelos portugueses, e se disseminou por diversas regiões; sendo muito popular no nordeste, onde é conhecida como “fatia de parida”, uma vez que há uma crença popular de que o consumo de rabanada aumenta a produção de leite pela lactante.

Rabanada (foto: https://imirante.com/namira/brasil/noticias/2019/11/27/rabanadas-especiais.shtml)

O prato na atualidade

Com o passar dos anos, e com a facilitação do acesso de informação à população, a rabanada vem ganhando versões diversas e muito interessantes; algumas delas até menos calóricas que a versão tradicional. Com isso, a versão assada ao invés de frita vem se popularizando no Brasil, e o sabor permanece inigualável. Vale a pena buscar uma receita que lhe agrade e tentar reproduzir essa iguaria no próximo Natal.

Be the first to comment on "Rabanada, tradição natalina que faz sucesso por onde passa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.