Gueroba planta versátil usada para variadas finalidades

Gueroba (Syagrus oleracea) é uma planta originada do cerrado, mas facilmente encontrada em outras regiões brasileiras. É conhecida por vários nomes tais como gueiroba, guariroba, gariroba, gairoba, jaguaroba, catolé, pati, pati-amargosa, coqueiro-amargoso e palmito-amargoso.

A planta é conhecida desde os tempos mais remotos e foi apresentada aos portuguesas pelos indígenas, que a utilizavam de variadas formas.

Conheça a Gueroba

A planta é uma palmeira, cujo nome vem da língua tupi, que significa indivíduo amargo. Ela é de médio porte e pode alcançar até 20 metros de altura, sendo bem resistente ao clima mais quente e escassez de água.

Utilização da Gueroba

A planta é aproveitada em sua totalidade, pois seu palmito é utilizado na culinária, em variadas receitas; seu óleo é utilizado pelas indústrias alimentícia e cosmética para preparação de variados cosméticos, tais como cremes, sabonetes e hidratantes. Seu tronco é utilizado para fabricação de casas e pequeno galpões. Suas folhas servem como telhado, para fabricação de artesanato ou para alimentação do gado.

Ela é utilizada ainda para arborização de ruas, ornamentação de praças e jardins das cidades, enfeitando e oferecendo sua sombra.

O palmito possui sabor amargo e consistência mais firme que o da pupunha. Mas ele é muito apreciado na região centro-oeste e em Minas Gerais. Ele é consumido cozido, refogado, em purê, saladas e sopas.

O coco da gueroba produz a amêndoa, que é usada para preparação de doces, sendo o mais conhecido por doce de taia e muito popular em Goiás. Antigamente era muito comum preparar sabão de cinzas com o óleo da planta. Sua polpa é comestível, empregada na alimentação do gado e dos porcos.

Extrativismo da Gueroba

A palmeira já esteve ameaçada de extinção. Atualmente seu cultivo e manejo passam por monitoramento e por ações sustentáveis de forma a preservar a planta tão versátil para várias finalidades.

Gueroba (Foto fonte //reinometaphyta.wordpress.com)

Gueroba (Foto: //reinometaphyta.wordpress.com)

Gueroba (Foto: //www.cerratinga.org.br/gueroba/)

Coco da Gueroba (Foto: //www.cerratinga.org.br/gueroba/)

Be the first to comment on "Gueroba planta versátil usada para variadas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.