A origem do Strudel, prato que conquistou o paladar dos brasileiros

Um dos doces que conquistaram o paladar de muitos brasileiros, principalmente na região sul do Brasil é o Strudel, um doce normalmente feito com maça, canela e nozes. Com uma origem bastante antiga, o doce foi se aperfeiçoando com o passar dos anos, e hoje é servido com diversos acompanhamentos, como bolas de sorvete de canela, doce de leite ou café; que deixam seu sabor ainda mais pronunciado.

Além disso, embora a receita original seja a base de maçãs, outras variedades foram sendo desenvolvidas, como a de banana, que também é igualmente deliciosa. Conheça a seguir um pouco mais da história desse prato bastante comum tanto na região sul, quanto em alguns países europeus.

Strudel (foto: Wikipedia – https://bit.ly/32TJQ5J)

A origem do Strudel

Embora muitas pessoas acreditem que o strudel é um prato de origem alemã, na verdade sua origem se deu nos países asiáticos, mais especificamente no Oriente Médio; e logo em seguida, aperfeiçoado pelos povos do império austro-húngaro, que popularizaram essa sobremesa.

Mas, para início de conversa, vamos voltar ao significado inicial da palavra strudel, que se refere a uma espécie de pastelão recheado, normalmente servido comprido e enrolado, feito de massa. Essa massa, originada dos povos árabes, é que veio do Oriente Médio, e que originalmente era chamada de massa filo, utilizada na sua forma esticada.

Com o passar dos anos, tal receita foi sendo dispersa pelo mundo, chegando na África e na região Ibérica, e, posteriormente, na região do leste europeu, onde passou a ser ainda mais consumida principalmente na Hungria e na Áustria. Por lá, o strudel manteve sua massa original, do tipo filo, o que fez com que ele fosse também apelidado de strudel tradicional.

Mas, pelo fato de a massa filo esticada ser uma massa mais difícil de ser feita, outro tipo de massa ganhou destaque na região da Europa central: a massa folhada, cuja receita é mais fácil de ser executada. A partir daí, então, com uma maior facilidade de se fazer a receita, ela foi se propagando entre os países europeus, chegando às Américas e às demais regiões do mundo.

Algumas curiosidades sobre esse prato

O nome Strudel faz referência ao formato geométrico que esse doce apresenta, e seu nome varia de acordo com o recheio. Desse modo, o strudel de maçã é conhecido como Apfelstrudel, ao passo que o Krautstrudel é aquele recheado com repolho (pois é!). Além disso, para que a receita fique mais saborosa, é importante que as maçãs estejam levemente ácidas, e possuam ótima qualidade; e a massa deve ser feita de maneira bem leve, fina e elástica.

Outro ponto interessante é que, além do acompanhamento por sorvete, e da utilização de nozes e passas para sua preparação, o rum, uma bebida tipicamente caribenha, também pode ser utilizado para deixar o sabor da sobremesa ainda mais pronunciado. E, para quem busca deixar uma marca de originalidade na receita, pode-se polvilhar açúcar após a sobremesa ir ao forno, garantindo maior crocância.

Strudel (foto: Pixabay – https://bit.ly/3AS0vDr)

Os tipos de Strudel

Se você pensa que existe somente um tipo de Strudel, já deve ter percebido que com essa passagem por diferentes países, a receita ganhou diferentes versões, sendo 3 delas as mais conhecidas atualmente.

  • A versão original – feita com a massa filo e recheado não somente com maçãs, mas também com diversas frutas vermelhas. Tradicionalmente, é um tipo que deve ser servido quente ou morno.
  • A versão de massa folhada – como mencionado, surgiu na Europa central, e é normalmente servido frio.
  • Strudel de massa podre – além de ser feito com uma massa conhecida principalmente por ser a base das famosas empadas, ele é normalmente recheado com nozes e amêndoas.

E uma dica valiosa para você que tem interesse em conhecer o legítimo Strudel é dar uma passadinha em Monte Verde, em Minas Gerais, onde há um bistrô especializado nesse prato, extremamente aconchegante e com opções deliciosas.

Be the first to comment on "A origem do Strudel, prato que conquistou o paladar dos brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.