Doce de leite, uma das iguarias mais apreciadas no Brasil

O doce de leite é uma iguaria cuja origem é bastante incerta: há quem diga que essa delícia tem origem no Brasil, mas há os defensores Argentinos. Em todo caso, em ambos os países, essa iguaria gastronômica é muito apreciada e faz muito sucesso na gastronomia local. Utilizado para a confecção de bolos, pavês, tortas, canjicas, tapiocas doces, e diversas outras iguarias, o doce de leite se mostra muito versátil na gastronomia; além de ser extremamente delicioso.

Doce de leite (foto: https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/doce-de-leite-argentino-536d09fa4d388577f7000041.ghtml)

História do doce de leite

Versão Argentina

No que se refere à possível origem argentina do doce, reza a lenda que ele foi criado em 1829; esse período foi bastante conturbado no país, uma vez que o governador Juan Manuel de Rosas estava para se encontrar com Juan Lavalle, inimigo político deste. A partir daí, conta a história que a criada do governador esqueceu o leite fervendo com açúcar, e ao chegar na cozinha, encontrou uma substância pastosa; esta, por sua vez, foi aprovada por Rosas, que chegou a dividi-la com o inimigo, e assim, teria surgido o doce de leite.

Mesmo não havendo registros históricos que comprovem a veracidade da história, é fato que o doce tornou-se um dos produtos mais famosos da gastronomia argentina; desse modo, além de ser consumido puro, é muito apreciado na cultura local nos tradicionais alfajores produzidos no país.

Versão Brasileira

Como conta o ditado popular, brasileiro não desiste nunca, e é claro que não deixaríamos os “hermanos” levarem a fama sozinhos por essa delícia. Desse modo, conta a história que o doce tem sua origem na mesma época da cultura de cana de açúcar no Brasil, por volta do século XVI. Isso ocorreu pelo fato de o açúcar ter sido muito utilizado para a conservação de alimentos, e foi visto que com o leite, essa prática também funcionava. Sendo assim, com a fervura desses dois ingredientes, obteve-se o doce de leite.

Atualmente, essa iguaria é produzida tanto em escala industrial, quanto por meios artesanais, principalmente em Minas Gerais; local em que é produzido o melhor doce de leite do Brasil. Há tanto as formas pastosas, quando em barra, quadradinhos… e uma das formas mais comuns de consumo é o doce com queijo.

Doce de leite (foto: https://beijosbluespoesiablog.wordpress.com/2019/02/02/doce-de-leite-caseiro/0)

Outra característica que deve ser ressaltada consiste na coloração, uma vez que há doces de leite brancos, ou mais amarronzados. Isso depende tanto da quantidade de açúcar, quanto da adição de bicarbonato de sódio, que deixa o doce mais escuro. Além disso, a cor pode sofrer alteração conforme há adição de ingredientes para ressaltar o sabor; desse modo, surgiram outras versões do doce: com coco, com chocolate, com castanha-do-Pará e diversas outras opções.

Receita de doce de leite caseiro

Recomenda-se colocar uma parte de açúcar para três partes de leite, mas a receita pode variar conforme objetivo de doçura e textura.

Ingredientes:

  • 2 litros de leite;
  • 4 xícaras de açúcar.

Modo de fazer:

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, inicialmente alto e posteriormente médio e baixo, até desgrudar do fundo da panela e ficar com uma coloração bonita. Espere esfriar e sirva.

 

Be the first to comment on "Doce de leite, uma das iguarias mais apreciadas no Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.