Carro de Boi da antiguidade até os dias atuais fazendo história

4.1 (82.7%) 37 votes

Carro de Boi representa uma das formas mais primitivas de transporte de cargas e pessoas nas roças dos rincões brasileiros.

Ele foi muito popular da época do Brasil Colonial até a proclamação da República. Com o tempo foi substituído por motores das caminhonetes que foram tomando seu lugar.

Conheça mais o Carro de Boi

Ele é utilizado desde os tempos mais remotos, mas no Brasil, popularizou-se com os engenhos de cana-de-açúçar para o transporte da cana para as moendas dos engenhos.

Durante séculos transportou variados alimentos e pessoas pelos rincões brasileiros, sendo um item muito importante, que presenciou muitas lutas e transformações ao longo dos anos.

O carro de boi pode ser puxado por uma ou duas juntas de boi e guiado por um carreiro, que estabelece a velocidade dos animais à frente do carro.

Itens que compõem o carro de boi:

-Uma grande mesa de madeira;

-Eixo que liga as duas rodas e sustenta a grande mesa de madeira;

-Fueiro, peças de madeira, que são acopladas à mesa de madeira e serve para colocar mais carga no carro;

-Duas rodas grandes de madeira, que possuem um anel de ferro que visa a resistências das rodas;

-Cabeçalho que liga a mesa de madeira à canga que prende os bois junto ao carro;

-Canga, peça de madeira, com aproximadamente um metro de comprimento, que possui forma anatômica para encaixar no pescoço do boi;

-Brocha, correia de couro que prende a canga ao pescoço do boi;

-Grade que se apoia no eixo;

-Cocão, composto por duas peças que servem de sustentação da grade sobre o eixo.  O chiado ou cantiga característica do carro de boi é produzido pelo atrito do cocão sobre o eixo;

-Ferrão, artefato que possui forma vara, confeccionado em madeira, que tem na ponta um ferrão de aço para ferroar os bois, com o objetivo de apressar a passada dos animais;

O carro de boi é fabricado em madeiras resistentes tais como pau d`arco, aaroeira, a sucupira e a carnaubeira.

Onde encontrar o carro de boi?

O carro de boi ainda é utilizado em várias regiões brasileiras, principalmente nas roças para transporte de colheitas para guardá-las em paióis, que são locais que ficam nos terreiros; e abrigam as colheitas anuais, que alimentam as famílias.

Em muitos locais que têm o turismo rural como atração ele serve de alternativa de entretenimento para os visitantes; ou ainda como ornamentação de espaços rurais.

Carro de Boi

Carro de Boi

2 Comments on "Carro de Boi da antiguidade até os dias atuais fazendo história"

  1. Parabéns pelo artigo. Atualmente existem festas de carros de boi em dezenas de cidades. Acesse http://www.carrosdeboi.com.br e fique por dentro das principais festividades dessa cultura singular e apaixonante.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*