Tanchagem, de fácil cultivo e repleta de propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote

Tanchagem (Plantago major L.) é uma planta de origem europeia, sendo famosa por suas propriedades terapêuticas e amplamente utilizada na medicina popular.

Ela é conhecida por vários nomes tais como tranchagem, transagem, tansagem, plantagem, língua de vaca, trançagem, ou ainda, como tançagem .

Por se de fácil cultivo e propagação é considerada como planta daninha; além de ser encontrada em diversas regiões do planeta

Cultivo da Tanchagem

Ela possui ciclo perene que atinge até 15 cm de altura, pouco exigente em relação ao solo e clima, com preferência por rega constante sem encharcamento.

Tanchagem

Tanchagem

Possui folhas grandes, ovais e espessas, com nervuras e pecíolos longos. As flores são branco-amareladas ou avermelhadas e aparecem em forma de espigas cilíndricas e alongadas. Produz cápsulas que produzem de 8 a 16 sementes pequenas. Propaga-se por sementes.

Suas folhas são comestíveis e suavemente aromáticas. Das sementes são extraídas um óleo de cor amarelada, de sabor agradável, que é utilizado na alimentação.

Propriedades Terapêuticas

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, antisséptica, expectorante, antidiarreica, cicatrizante, adstringente, emoliente, depurativa e laxativa.

Para fins terapêuticos a planta deverá ser coletada depois de bem desenvolvida, em meados do verão, seca à sombra e em local arejado.

Serve para quê?

Na medicina popular, ela é usada, em forma de chá, para alívio de processos inflamatórios, diarreia, dores no estômago, de garganta, tosses e para a saúde dos rins.

Tanchagem flor

Tanchagem flor

Ela ajuda ainda na cicatrização de feridas, sendo utilizada em forma de cataplasma. As sementes são usadas para aliviar a prisão de ventre, pois são laxativas. As raízes são usadas para ajudar no controle da diabetes, infecção urinária e úlceras.

Na culinária, ela pode ser usada em sucos e em diversas saladas; além de ser uma PANC, que é Planta Alimentícia não Convencional.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em hortas domésticas, quintais das casas de roça e em locais que comercializam chás e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Tanchagem, de fácil cultivo e repleta de propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.