A origem do chá, bebida quente repleta de benefícios à saúde

Rate this post

O chá é uma iguaria que vem conquistando, a cada dia que passa, um espaço maior no paladar, costume e cotidiano dos brasileiros. Embora ainda muito conhecida como um dos substitutos para quem não aprecia um bom cafezinho, essa bebida também tem sido extremamente recomendada por especialistas tanto para complementar protocolos nutricionais; quanto para contribuir para a prevenção e o tratamento de diversas enfermidades.

Do mais amargo até o mais adocicado; passando pelos chás com ação na microbiota intestinal, como o chá verde, até os chás de efeito calmante; essa bebida tem conquistado os brasileiros nos últimos anos, sendo um pedido excelente para os dias mais frios. Mas, você sabe qual é a origem do chá, e de onde surgiu o costume de se provar uma bebida à base de água quente e ervas?

Chá (foto: https://www.ufrgs.br/laranjanacolher/2020/06/22/895/)

A origem do chá – o início

Segundo os registros, a origem do chá remonta ao território chinês há muitos anos atrás. Conta a história que um imperador chinês, chamado Shen-Nung, era conhecido também por ser um curandeiro local, que recomendava a fervura da água antes do consumo de modo a evitar surtos de doenças no reino.

Contudo, certo dia, ao estar descansando embaixo de uma árvore, algumas das folhas caíram dentro de sua xícara com água quente, que adquiriu uma coloração marrom. Após experimentar a tal água, o imperador sentiu uma grande sensação de bem estar, e a partir daí teria surgido a famosa bebida.

Mas, é importante ressaltar também que existem lendas um pouco menos conhecidas, que explicam a origem do chá na Índia, e também no Japão; embora a mais aceita seja a origem no território chinês.

A origem do chá (foto: https://claudia.abril.com.br/saude/de-relaxamento-ao-alivio-de-dores-conheca-os-beneficios-do-cha/)

Continuação…

Voltando à China, com a descoberta realizada pelo imperador local, houve um impulso à agricultura chinesa e ao cultivo de ervas utilizadas na elaboração do chá; o qual passou a ser utilizado como uma bebida com fins medicinais. Todavia, é importante ressaltar que, nesse país, existiram algumas linhas de pensamento na elaboração dessa iguaria; de modo que há tanto chás elaborados por decocção, quanto por infusão.

A partir daí, o território chinês passou a exportar chá para o Tibet e para o Japão, onde a bebida era exclusivamente ofertada ao imperador. Posteriormente, passou a ser considerada bebida nacional, e o chá adquiriu um outro significado: mais do que uma bebida, passou a ser uma experiência que auxiliava quem o tomava a encontrar a paz de espírito.

Logo após, o chá passa a ser consumido na Coreia, e posteriormente na Índia, que era a região onde os povos europeus iam para conseguir comprar suas especiarias. Contudo, o principal povo que contribuiu para a expansão mundial dessa bebida foi o povo holandês, uma vez que houve a fundação da Companhia Holandesa das Índias Orientais, que exportava diversas especiarias para a Europa, dentre elas, o chá.

A partir de então, a bebida começa a ser consumida principalmente nas capitais europeias, e, com as grandes navegações, o chá chega também à América do Norte; onde os ingleses que colonizavam o novo território possuíam uma cultura popular do consumo do chá. Contudo, tal bebida ainda era muito cara, e foi motivo de várias conflitos e revoluções. Mas, apesar disso, o costume do consumo do chá ia se tornando cada vez mais popular, associado a algumas tradições, como o famoso chá das 5 horas da tarde.

Além disso, é importante ressaltar que ao longo da história, novas ervas foram sendo utilizadas para a elaboração dessa bebida; e os costumes foram se aperfeiçoando nas diferentes nações, inclusive no Brasil. Isso porque, como já é de se esperar, o chá foi introduzido no Brasil pela coroa portuguesa, que trouxe diversas sementes de Cammelia sinensis para plantação no Jardim Botânico. A partir daí, o consumo foi se tornando mais popular, e hoje faz parte do cotidiano de muitos brasileiros em diferentes horas do dia, não somente às 5 horas da tarde.

Be the first to comment on "A origem do chá, bebida quente repleta de benefícios à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.