Douradinha é uma planta rica em propriedades medicinais

Douradinha (Waltheria douradinha) é uma planta de origem africana, utilizada na medicina popular; sendo conhecida por outros nomes populares tais como douradinha-do-campo, malva-branca e valvaveludo.

Cultivo

Ela é um subarbusto de ciclo perene, ereto ou de ramos decumbentes, com casca fibrosa, pouco ramificada, podendo atingir de 20 a 50 cm de altura.

Douradinha (foto http://www.ufrgs.br/)

Douradinha (foto http://www.ufrgs.br/)

Ela tolera terrenos pedregosos, bem drenados e de grandes altitudes. Produz folhas simples, cartáceas, alternas, com pecíolos curtos, de superfície branco-tomentosa.

Possui inflorescência em tonalidade amarelo-ouro, que são muito visitadas por abelhas.  O fruto é em forma de cápsula e as sementes são arredondas e responsáveis pela propagação da planta.

Propriedades medicinais

A planta apresenta variadas propriedades medicinais tais como estimulante, cicatrizante, anti-inflamatória, emética, antitumoral, sudorífica e diurética.

Serve para quê?

Ela é muito conhecida na medicina popular, em forma de chá, para alívio de disenteria, catarro-brônquico, afecções dos pulmões, blenorragia e cistite (inflamação da bexiga); além de ajudar na saúde renal.

Douradinha (foto http://www.ufrgs.br/)

Douradinha (foto http://www.ufrgs.br/)

A tintura extraída das cascas é utilizada como tônico cardíaco. A casca dos ramos e folhas são consideradas diuréticas e hipotensoras, sendo usada para alívio de afecções pulmonares, tosse e bronquite.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em sites que comercializam plantas medicinais e farmácias homeopáticas, na forma desidratada, extrato e tônico.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Douradinha é uma planta rica em propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*