Origem, benefícios e propriedades medicinais da Bonina

Bonina (Bellis perennis) é conhecida em quase todo o planeta, sendo nativa da Europa; e possui diversos nomes populares tais como bela-margarida, bonita, mãe-de-família, margaridinha, margarita, margarida inglesa, rapazinho e rapazinhos.

Descrição

A herbácea é florífera e possui ciclo perene, sendo conhecida em diversas regiões, por suas propriedades medicinais e ornamentais.

Bonina (foto http://www.livingcolournursery.com.au/)

Suas folhas são brilhantes, esverdeadas, espatuladas, carnosas, com margens crenadas ou serradas, pubescentes e dispostas em roseta basal.

As inflorescências, que possuem corola simples ou dobrada, dependendo da variedade, despontam acima da folhagem, em forma de capítulo, com pétalas, que podem ser rosas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante. O florescimento acontece quase todo o ano, dependendo da época de plantio. Os frutos são secos e ovados.

Propaga-se por mudas ou sementes e prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e luz solar boa parte do dia. Por ser de fácil cultivo e crescimento rápido, pode ser considerada como planta invasora, em algumas regiões.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como adstringente, cicatrizante, expectorante, anti-inflamatória, emoliente e depurativa.

Serve para quê?

As flores apresentam hastes fortes e são muito resistentes e servem como flor-de-corte, na composição de arranjos e buquês, além de fazer parte de variados projetos paisagísticos.

Bonina (foto https://www.gardenia.net/plant/bellis-perennis-pomponette)

A planta é versátil, tanto para finalidade comestível ou medicinal, sendo muito utilizada na forma de cataplasmas e infusões das flores e folhas.

Na medicina popular, suas folhas e flores são usadas para alívio de eczemas, queimaduras, inflamações da pele, dores articulares, gota, reumatismo, afecções respiratórias, problemas digestivos e tosses.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em jardins, canteiros e praças; além de comercializada em sites, que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, benefícios e propriedades medicinais da Bonina"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.