O jiló (Solanum aethiopicum) é o fruto do jiloeiro, conhecido por seu sabor amargo, ideal para ser servido como tira-gosto nos botecos de Belo Horizonte. Seja acompanhado de fígado de boi, frito, ou grelhado, esse fruto é muito apreciado principalmente no interior dos estados; seja por sua versatilidade na culinária, ou por seu sabor peculiar. Contudo, muito mais do que uma questão gastronômica, o jiló vem chamando a atenção devido à quantidade de benefícios, que traz à saúde de quem o consome.

Conheça o fruto
Esse vegetal, ao contrário do que se pensa, não se trata de um legume, mas de um fruto representante da família Solanaceae, na qual se encontram a batata, o tomate, e outros vegetais famosos na nossa alimentação. De coloração esverdeada, e casca bem lisa e brilhante, o jiló é rico em vitaminas A, do complexo B e C; além de apresentar minerais diversos como fósforo, cálcio, ferro, potássio; antioxidantes e uma boa quantidade de fibras.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Benefícios do Jiló para a saúde
- Combate à anemia – devido aos seus bons níveis de ferro, o jiló é um fruto que auxilia tanto na prevenção, quanto no tratamento de quadros de anemia ferropriva, a qual é causada pela baixa ingestão de alimentos ricos nesse mineral.
- Manutenção da saúde cardiovascular – por ser um alimento rico em potássio, mineral que está atrelado à redução da pressão arterial, esse fruto também está aliado à manutenção do bom funcionamento do sistema cardiovascular como um todo. Contudo, como também é rico em vitamina B1, que é de grande importância para o bombeamento do coração, além de conter flavonoides, que são antioxidantes que auxiliam na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos.
- Melhoria da saúde bucal – um outro benefício bem importante do jiló consiste na prevenção do mau hálito e na manutenção da saúde da boca. Isso se deve ao fato de que seu sabor mais amargo é um excelente estimulante para as glândulas salivares, que, por terem ação bactericida, contribuem para a redução do hálito fétido.
- Auxilia no emagrecimento – em razão da boa quantidade de fibras que possui, esse vegetal contribui para a saciedade, evitando que o indivíduo se alimente de maneira acima do ideal. Além disso, é um alimento com poucas calorias e altos níveis de água, o que contribui ainda mais para saciar a fome.
- Manutenção do funcionamento intestinal – outro ponto associado aos altos níveis de fibras existentes nesse vegetal, o jiló é um fruto que contribui tanto para a manutenção de uma microbiota intestinal saudável, quanto para a motilidade do intestino, evitando a prisão de ventre.
- Prevenção de doenças crônicas – devido aos altos níveis de antioxidantes, de vitamina A e do mineral manganês, o jiló também atua no combate a radicais livres; os quais, além de estarem relacionados ao envelhecimento precoce, se associam ao desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer.
- Controle do diabetes – em razão de ser um fruto rico em fibras, e com baixos níveis de carboidratos, é recomendado para diabéticos por auxiliar no controle dos níveis de glicose do sangue.
