Alcachofra considerada exótica mas repleta de nutrientes

Alcachofra (Cynara cardunculus) originária da Europa, mas precisamente na área atual da Sicília, é cultivada desde os tempos mais remotos, mas ainda pouco conhecida e empregada em receitas culinárias.

Ela sempre esteve ligada às mesas dos nobres, sendo apreciada com mel e cominho, sendo pouco acessível às pessoas menos abastadas.

Ela é considerada como planta medicinal, utilizada na medicina popular para alívio dos males do fígado e controle da diabetes e colesterol.

Como cultivar a Alcachofra?

A hortaliça alcança aproximadamente 1, 5 metros, com caule esbranquiçado e grandes folhas verdes. Possui belas flores lilases. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, mas se adapta melhor a temperaturas mais amenas, pois o calor antecipa a abertura de suas flores. Seus capítulos florais, que são comestíveis, devem ser colhidos antes da abertura das brácteas. Propaga-se por divisão da planta ou pelas semeadura de suas sementes, mas dessa forma, o processo é mais demorado.

Propriedades da Alcachofra

Ela rica em vitaminas, A, B, C, fibras, ácido fólico; além de diversos sais minerais tais como magnésio, cromo, manganês, fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e cromo. Ela possui poucas calorias e propriedades antioxidante, depurativa, laxativa, diurética, digestiva e anticancerígena.

Consumida regularmente aumenta a saúde do coração, do fígado, das artérias, da tireoide; no controle da diabetes, do colesterol; além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Utilização da Alcachofra

Ela pode ser ingerida crua ou cozida, em diversas receitas culinárias, seja como entrada ou prato principal. Pode ser usada, in natura,  em forma de suco, pois dessa forma haverá maior aproveitamento de seus nutrientes. A melhor forma de comprá-la é escolher as mais novas, pois são mais suculentas e macias.

Suas folhas usadas em forma de chá, é utilizada para aliviar males do fígado; além de serem usadas pelos laboratórios farmacêuticos para a fabricação de diversos medicamentos.

Onde encontrar a Alcachofra?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Ela é comercializada ainda em drogarias, na forma de extrato ou de cápsulas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Alcachofra

Alcachofra

Alcachofra ( Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/alcachofra.html)

Alcachofra ( Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/alcachofra.html)

Be the first to comment on "Alcachofra considerada exótica mas repleta de nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.