Aspargo: conhecido desde a antiguidade e repleto de nutrientes

Aspargo (Asparagus officinalis) de origem europeia, cultivado há mais de 2.000 anos como hortaliça e também como planta medicinal, pois ele é utilizado na medicina popular, para a preservação da saúde dos rins, da bexiga e do estômago.

Cultivo do Aspargo

A hortaliça, que alcança até um metro de altura, prefere clima mais ameno, sendo cultivado também no Brasil, principalmente em São Paulo e nos estados da região sul.

A planta é bem exigente em relação ao solo, clima, rega e adubação; além de ser necessária a rotação de cultura para garantir uma boa produtividade.

É uma planta dioica, ou seja, existem plantas masculinas e plantas femininas. As flores das plantas femininas recebem o pólen das flores das plantas masculinas, por meio de variados insetos. O fruto possui formato de baga, carnosa e vermelha, quando amadurece. Cada baga contém três a quatro sementes, angulosas e pretas, que são responsáveis por sua propagação.

Aspargos (foto fonte https://lar-natural.com.br/o-efeito-detox-do-aspargo/)

Aspargos (foto fonte https://lar-natural.com.br/o-efeito-detox-do-aspargo/)

Propriedades terapêuticas

Ele é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas, fibras e vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A) e K; além dos sais minerais cálcio, ferro e fósforo. Possui glutationa, que é um antioxidante com forte atividade anticancerígena, além das propriedades diurética, digestiva e anti-inflamatória.

Benefícios do Aspargo

Os brotos da planta é que são comestíveis; e se ingeridos regularmente auxiliam na digestão, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, aliviam inchaço e protegem a saúde do coração e dos rins.

Utilização do Aspargo

Ele é muito versátil e pode ser usado em variadas preparações tais como numa salada, em sopas, refogados ou fritos rapidamente, em quirches e guisados. Os franceses gostam de comê-los quentes com manteiga, enquanto os italianos preferem frios com vinagrete.

Onde encontrar o Aspargo?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, em sites que comercializam diversos produtos orgânicos, em modo de conserva e em lavouras para finalidades comerciais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Aspargos (foto fonte http://www.grano.com.br/tags/aspargos/)

Aspargos (foto fonte http://www.grano.com.br/tags/aspargos/)

Be the first to comment on "Aspargo: conhecido desde a antiguidade e repleto de nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.