Ora-pro-nobis hortaliça repleta de nutrientes para a saúde

Ora-pro-nobis, cujo nome científico é Pereskia aculeata, é uma hortaliça originada das Américas, sendo encontrada em várias regiões brasileiras. Ela é conhecida por vários nomes rosa-madeira, jumbeba, groselha de barbados, groselha das Américas e guaiapá.

Seu nome é de origem latina, que quer dizer rogai por nós. Ela é utilizada pelos índios desde os tempos mais remotos, seja na alimentação ou como planta medicinal.

Ela é considerada como PANC, Planta Alimentícia não Convencional e vem conquistando seu espaço, devido à sua importância nutricional. Ela é mais conhecida pelos mineiros que a utilizam com frequência em suas preparações culinárias.

Conheça a Ora-pro-nobis

É uma trepadeira, de crescimento rápido, que produz folhas verdes, flores pequenas e brancas, que são visitadas por abelhas; e frutos na forma de bagas, que possuem polpa gelatinosa e pouco saborosa. A planta prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Mas tolera bem secas e solos mais pobres em nutrientes. Propaga-se por mudas e estaquias.

Propriedades da Ora-pro-nobis

A planta é rica em proteínas, fibras, vitaminas A, B e C; além dos sais minerais ferro e fósforo. Ela possui propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, anti-cancerígena, cicatrizante, depurativa, tônica e antioxidante.

Utilização da Ora-pro-nobis

Ela é usada na medicina popular para alívio de processos inflamatórios, na cicatrização de machucados, na prevenção do envelhecimento precoce e no bom funcionamento intestinal.

Na medicina popular, em forma de chá, ela é usada como depurativa do sangue, no alívio de cistite, úlceras, queimaduras, hemorroidas e no controle da diabetes e do colesterol.

Na culinária ela pode ser usada em saladas e temperada com limão cravo, rúcula e azeite. Pode ser refogada, usada em sucos, bolos, pães, omeletes e em diversas preparações cruas. Seus botões podem ser consumidos crus ou ligeiramente refogados.

A planta é usada na ornamentação de canteiros e jardins; além de ser empregada em cercas vivas embelezando a paisagem onde estiver presente.

Onde encontrar a Ora-pro-nobis?

Ele é encontrada em hortas domésticas, em quintais das casas de roça, em feiras livres e mercados municipais. Por ser de fácil cultivo poderá fazer parte de sua horta ou canteiro, mas exige cuidado, pois seu crescimento é rápido e se alastra facilmente.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Ora-pro-nobis

Fruto do Ora-pro-nobis

Fruto do Ora-pro-nobis

2 Comments on "Ora-pro-nobis hortaliça repleta de nutrientes para a saúde"

  1. Welse Gonçalves Sant'Anna | 15 de setembro de 2019 at 21:02 | Responder

    Excelente e muito gostosa a planta nutritiva de Ora Pro Nobis. Eu acabei de fazer um refogado com as folhas e dois ovos e um pouquinho de leite. A seguir eu coloquei um pouco de farinha de mandioca… Humm delícia!

  2. Eu utilizo Ora Pro Nobis diariamente.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.