Gravatá, exótico, versátil e gerador de renda

3.4 (68%) 5 votes

Gravatá (Neoglasiovia variegata) espécie de bromélia, nativa das Américas,  comumente encontrada no cerrado brasileiro, mas também se faz presente em outras regiões do Brasil.

A planta é conhecida popularmente por vários nomes tais como gravá, caruá, croatá, caraguatá, caroá e coroatá; utilizada na medicina popular, na culinária e na preparação de variados artesanatos.

Conheça o Gravatá

O Gravatá é bem resistente à diversidade de temperatura, solo e estiagem. Possui ciclo perene, poucas folhas espinhosas, que remetem ao abacaxi e flores em tons avermelhados que chamam atenção pelo colorido e beleza. Elas são repletas de  nectar e polinizadas por beija-flores. Produz frutos arredondados em belos cachos, de cor amarela quando amadurecem, de sabor agradável e polpa suculenta. Eles são comestíveis e amplamente utilizados na medicina popular. A planta propaga-se pelas sementes ou pela separação de brotos.

As folhas da planta fornecem fibra para a confecção de barbantes, linhas de pesca, tecidos, cestos, esteiras, sandálias e chapéus; além de outras peças artesanais e decorativas, que geram renda para famílias da caatinga que tiram sustento da exótica planta.

Propriedades do Gravatá

A planta apresenta várias propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, expectorante, diurética, enérgica e tônica. Ele é usado na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosses, bronquites e também para úlceras.

Utilização do Gravatá

Ele é utilizado na medicina popular, em forma de xarope e chá; na fabricação de artesanatos e variados utensílios; na culinária para preparação de licores e sucos.

O fruto pode ser assado, ingerido com mel; ou em forma de xarope, preparado com açúcar, água e os frutos cortados em forma de cruz.

A planta pode ser usada para finalidades ornamentais, pois suas flores são muito belas e os cachos dos frutos chamam atenção pelo belo formato.

Onde encontrar o Gravatá?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em feiras e mercados municipais e em sites que comercializam variadas plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Gravatá

Gravatá

Flor Gravatá

Flor Gravatá

Gravatá

Gravatá

1 Comment on "Gravatá, exótico, versátil e gerador de renda"

  1. rita de cássia martins castro | 7 de agosto de 2018 at 01:20 | Responder

    Exelente

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.