Cagaita (Eugenia dysenterica) fruta originada do cerrado brasileiro, parente da pitanga, possui tamanho pequeno e cor amarelada.
Ela é uma fruta bem conhecida entre as pessoas da região do cerrado, pois se consumida em excesso poderá gerar efeitos de embriaguez na pessoa que a consumiu, além de uma diarreia bem forte.
Conheça a Cagaita
A cagaiteira é uma árvore de médio porte, que atinge até 4 metros de altura. Apresenta ramos tortuosos e folhas verdes brilhantes. Produz flores brancas e aromáticas, que são muito visitadas por abelhas. Seu fruto arredondado, que aparece de outubro a dezembro, de cor amarela, apresenta de 1 a 3 sementes, envolvidas por uma polpa acidulada e de cor creme. A árvore é encontrada nos estados da Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Propriedades da Cagaita
A fruta é rica em vitamina C, possui alto teor de antioxidantes, proteínas, além de conter várias propriedades terapêuticas tais como laxativa, depurativa, adstringente, antidisentérica e diurética.
Suas folhas são usadas para alívio das diarreias e seus frutos, em doses moderadas, como laxante, auxiliando na saúde do intestino.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Onde encontrar a Cagaita?
Ela é encontrada em feiras livres e mercados municipais das regiões do centro-oeste, mas ainda não é muito popular entre os brasileiros, sendo preferida pelas pessoas da região central brasileira.
A fruta é comumente encontrada na preparação de sorvetes e vem conquistando seu espaço entre os brasileiros e estrangeiros.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Utilização da planta
A fruta pode ser consumida in natura, em sucos, sorvetes, doces, geleias, compotas, licores e em variadas preparações culinárias.
A cagaiteira é uma planta melífera e sua madeira é amplamente utilizada na construção civil; além de fazer parte de projetos paisagísticos ornamentando ruas, canteiros e praças.
As cascas da árvore são utilizadas em curtumes, sendo uma das corticeiras do Cerrado, com até mais de 2 cm de espessura. Elas são empregadas também na tinturaria.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp